quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Artigo de Rogério Silva


O Direito à reabilitação sendo 
negado em município do RN
Rogério Silva
Bacharel em Direito e Membro do Conselho Municipal
de Direitos Humanos de Macaíba

A garantia de tratamento médico, psicológico e reparador, incluindo próteses e órteses, visando à reabilitação, bem como o acesso a serviços que habilitam as Pessoas com Deficiência  (auditiva, física, visual, intelectual, múltiplas deficiências e ostomizadas) a desenvolver capacidades voltadas para sua inclusão e/ou sua reintegração social é direito de todos e dever do Estado. A Convenção sobre os direitos das Pessoas com Deficiência reafirma esse direito e reitera que as Pessoas com Deficiência devem ter acesso a todos os bens e serviços da saúde, sem qualquer tipo de discriminação. Se  o município não disponibiliza ou não dispõe na sua rede de atendimento e não há serviço de saúde disponível no município em que reside a pessoa com deficiência, ela deverá ser encaminhada ao município mais próximo para receber o tratamento.
No entanto, após o pleito eleitoral recente com a não reeleição de certos gestores, alguns municípios estão negando esse direito fundamental, como é o caso do município de Macaíba, onde a prefeita Marília Dias suspendeu o transporte que levava as Pessoas com Deficiência para tratamento e reabilitação em Natal. Lembramos que mesmo não sendo reeleito o gestor continua no cargo até dezembro de 2012 e é obrigado a cumprir o que está estabelecido por lei. E se a Pessoa com Deficiência ou responsável pela Pessoa com Deficiência se sentir discriminada ou prejudicada, deve procurar um advogado que pode ser público ou particu­lar. O advogado público é sem custo, viabilizado através da Defensoria Pública do Estado ou dos atendimentos jurídicos gratuitos oferecidos pelas universidades através dos cursos de Direito, da OAB, de alguma entidade de defesa do segmento  e fazer uma denúncia/representação junto a Promotoria Pública Municipal ou no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COEDE/RN. É importante lembrar que o Conselho Estadual é responsável pelo monitoramento, acompanhamento das leis e políticas em defesa das Pessoas com Deficiência, enquanto ao Ministério Público cabe defender o cumprimento das leis e assegurar os direitos e interesses coletivos das Pessoas com Deficiência.

Um comentário:

  1. É o retrato do nosso Brasil...nosso país é o paraíso da corrupção , e o meio que viabiliza o maior ídice é a Política, perdendo os cargos que ocupam, perdem o poder e assim o meio de se vingar é punindo os mais fracos , os quais tem o poder de colocar ou não no poder. bandos de covardes !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.