A TV Universitária (TVU) recebeu na tarde desta segunda-feira, 7, o transmissor de sinal de TV digital. O novo equipamento será responsável pela transmissão do sinal digital da TVU, previsto para ir ao ar no mês de abril deste ano.
O superintendente de Comunicação da UFRN, Zilmar Costa, explica que a aquisição do transmissor é uma etapa importante no processo de migração do sinal da TVU, que hoje é analógico.
“Fomos a primeira televisão universitária do Brasil a obter a concessão de um canal digital e já começamos a capacitação dos profissionais para operar os novos equipamentos. Estamos enfrentando esse desafio de forma planejada”, destacou.
O gerente técnico da Superintendência de Comunicação (COMUNICA) da UFRN, José Garcia de Miranda, esclarece que “a grande diferença da transmissão digital para os telespectadores é a qualidade da imagem, livre de interferências ou fantasmas, além da possibilidade da interatividade”.
Além de transmitir o sinal da TVU, o novo aparelho deverá ser utilizado por laboratórios da UFRN que realizam pesquisas sobre televisão digital.
“Hoje, há estudos parados na Universidade por falta de um equipamento como esse. A COMUNICA será uma grande parceira nesse sentido”, acrescenta Zilmar Costa.
O transmissor digital da TVU possui 3kW de potência e foi transportado desmontado, dividido em 64 volumes.
A sala que irá abrigar o equipamento está em fase final de construção e o aparelho aguarda o término das obras para ser instalado.
Além do transmissor, já haviam sido adquiridas duas câmeras e quatro ilhas de edição próprias para a captação e edição de imagens digitais.
Nota encaminhada pela AGECOM>
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.