domingo, 31 de janeiro de 2016

Poesia de Leoncio Queiroz: "O Caminho da Escola"

O Caminho da Escola

Vou no caminho da escola
Abraçar o meu saber
Saber que me dá vida
Saber que me faz viver

O que nos diferencia
Vem da construção do ser
No caminho que traçamos
Para chegar ao saber

Vou no caminho da escola
Abraçar o meu saber
Saber que me dá vida
Saber que me faz viver

Quanto mais sabedoria
Mais tato, olfato e audição
É mais doce o paladar
E mais profunda a visão

Vou no caminho da escola
Abraçar o meu saber
Saber que me dá vida
Saber que me faz viver

O saber e o sentimento
Permitem falar com Deus
Quem usa tais instrumentos
Sabe o crescimento seu

Vou no caminho da escola
Abraçar o meu saber
Saber que me dá vida
Saber que me faz viver

O saber acorda o espírito
Que temos dentro de nós
Quem o tem sente alegria
Pois nunca estará a sós

Vou no caminho da escola
Abraçar o meu saber
Saber que me dá vida
Saber que me faz viver

Os nossos educadores
São mestres da bela obra
Sentando cada tijolo 
com seu poder de manobra
Na construção do saber
Que a nossa existência cobra

Vou no caminho da escola
Abraçar o meu saber
Saber que me dá vida
Saber que me faz viver

Nossos pais, tios e avós
São fontes de energia
Que o barco vai carregando
No rumo da travessia
Do mar da ignorância
Aos cais da sabedoria

Vou no caminho da escola
Abraçar o meu saber
Saber que me dá vida
Saber que me faz viver

Os funcionários da escola
São como uma vela acesa
Fachos de luz do saber
De incomparável beleza
Pois quando um aluno vence
Ele é quem sente a grandeza

Vou no caminho da escola
Abraçar o meu saber
Saber que me dá vida
Saber que me faz viver

Os livros são meus amigos
Cada matéria é meu guia
Física, História, Matemática
Português, Biologia
São vitaminas da alma
Da santa sabedoria

Vou no caminho da escola
Abraçar o meu saber
Saber que me dá vida
Saber que me faz viver

Se a poesia humaniza
O ser mais embrutecido
Quem não usa a poesia
Não sabe o tempo perdido
É o futuro do campo fértil
Que Deus do céu tem escolhido
Autor: Leoncio Queiroz
          Março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.