sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Janeiro de 64: Crise reduz em 80% produção salineira do RN

Chuvas torrenciais causaram 
prejuizos de milhões: Salinas

Assim, em duas colunas na última página de sua edição em 9 de janeiro de 1964, reportagem do Diário de Natal expunha a crise que se abatia sobre a produção salineira do Rio Grande do Norte em razão de chuvas torrenciais.
Segundo a reportagem, a situação mais grave foi registrada em Canguaretama, onde as quotas de produção foram "reduzidas a pouco mais de 20%".
- Em Mossoró, acrescenta a reportagem, também a situação é semelhante, não sendo diferente em Grossos, Areia Branca e Macau.

EDITORIAL

As chuvas fora de época, que tanta apreensão trouxeram à atividade salineira, foram objeto, na mesma página de um pequeno editorial, denominado "Sinal dos tempos". Tinha o seguinte teor:
Muita coisa tem passado por profundas modificações. Até o tempo se tem modificado. Inverno, que antigamente começava entre abril e maio, já agora está chegando, cedinho mesmo. Já há agté quem tenha aproveitado as primeiras chuvas para fundar culturas auspiciando uma safra dentro de muito pouco tempo.
Certamente tudo é muito curioso. Antigamente estávamos, nesta época, vivendo a intensidade do verão. O sol abrazaador era um convite à praia. E agora?
Bem, agora as chuvas caem abundantemente por todo Estado, fazendo correr rios, criando abençoados reservatórios dágua em zonas secas, rejuvenescendo os campos que vão readquirindo o seu verde bonito.
Sinal dos te4mpos, pois não. Melhor, entretanto que assim aconteça. É uma demonstração de que não esquece os que sofrem e que estão esquecidos os homnens que tudo podendo fazer, nada fazem.
É cedo ainda para se falar em termos de bom inverno. Mas, não se nega que as chuvas estão chegando com a fisionomia de que são de um inverno que, vindo por antecipação, nem por isso deixa de ser auspicioso.

Para ler a reportagem como publicada na época, bem como o editorial acima transcrito, acesse a página do Diário de Natal no acervo digital da Biblioteca Nacional, CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.