sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Alcaçuz ganha pavilhão de real segurança máxima

A Penitenciária Estadual Dr. Francisco Nogueira Fernandes (Alcaçuz), em Nísia Floresta, está ganhando hoje mais 402 vagas, com a inauguração do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga.
Construído em monoblocos de concreto de alta resistência, segundo o secretário de Justiça, Leonardo Arruda, o novo pavilhão ocupa uma área construída de 2.880,31 metros quadrados, dispondo de 52 celas, duas das quais individuais de isolamento, além de instalações para administração, alojamento e vestiário dos agentes, espaço para triagem, depósito de lixo, estação de tratamento de esgotos, salas multifuncionais, salas de aula, solários e parlatórios.
Para garantir a segurança operacional, a circulação dos detentos é separada dos agentes prisionais, que abrem e fecham as portas das celas, bem como controlam e operam todas as instalações elétricas e hidráulicas por uma passarela superior.
Ainda de acordo com Leonardo Arruda, o novo sistema, adotado em alguns estados brasileiros, é o mais moderno do país e considerado sem risco de fuga. O concreto usado na construção dos monoblocos é o CAD (concreto de alto desempenho) e o acabamento feito com GRC, um concreto de alta resistência. Assim, não existe a possibilidade de serem cavados túneis.
As instalações hidráulica e elétrica são externas, para que os internos não possam ter acesso, e o mobiliário é resistente a vandalismo. Entre elas serão colocadas passarelas para que os agentes possam circular sem ter contato com os detentos e controlar a abertura e o fechamento das celas.
As celas possuem pintura permanente, as paredes não permitem perfuração e a rede elétrica é planejada para funcionar com equipamentos que consomem pouca energia. As janelas são em grade de aço temperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.