terça-feira, 16 de setembro de 2014

Henrique comemora edital para adutora de Currais Novos

“Eu ajudei, mas a vitória foi do povo de Currais Novos que se mobilizou”. Com essas palavras, o candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, comemorou a publicação, nesta terça-feira (16), do edital de licitação para implantar a adutora de engate rápido que abastecerá os municípios de Currais Novos e Acari. O edital foi publicado no Diário Oficial da União.
A obra será licitada pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca através do Regime Diferenciado de Contratação, que garante menos burocracia e mais rapidez na escolha da empresa responsável pela adutora. Segundo a publicação, o edital já está disponível para os interessados e as propostas devem ser entregues no dia quatro de novembro.
Para Henrique Alves, a publicação do edital significa o cumprimento de um compromisso com a população do Seridó, principalmente das cidades de Currais Novos e Acari, que com as chuvas insuficientes viram os seus mananciais de água quase secos e passaram a conviver com a perspectiva de colapso no abastecimento de água. “Acompanhei todo o processo, preocupado com a escassez de água na região, e honrei o compromisso, mas a vitória é do povo de Currais Novos e do povo de Acari. Agradeço ao ministro da Integração, Francisco Teixeira, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a atenção com o Rio Grande do Norte”, afirma.
Assinalou ser muito grato, também, à presidente Dilma que sempre acatou com atenção e carinho a todos os seus pleitos em favor do Estado.
A adutora de engate rápido, que teve o seu projeto inicial modificado e por conta dessa mudança o edital demorou um pouco mais do que o previsto, será uma adutora paralela a atual adutora que abastece os municípios da Serra de Santana. A água será captada na barragem Armando Ribeiro Gonçalves e transportada, sem tratamento, até Currais Novos onde já existe uma estação de tratamento da Caern no açude Dourados.
O projeto anterior, apesar da extensão menor, previa reforço e ajustes nas estações de captação, tratamento e elevatórias da atual adutora da Serra de Santana e demandaria mais tempo e custos para execução da obra, além de interrupções no abastecimento dos demais municípios durante a execução das obras. Com a captação feita diretamente na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a extensão da adutora, em relação ao projeto inicial, dobrou de 40 para 80 quilômetros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.