quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Livros sobre Deífilo Gurgel e Trio Mossoró terão lançamento conjunto dia 23

A 8 Editora e a Caravela Selo Cultural chegam com mais dois títulos da Coleção Presença trazendo os ensaios biográficos "Trio Mossoró, uma antologia", de Kydelmir Dantas e "Deífilo Gurgel, no reino da poesia, no reino do Folclore", de Tarcísio Gurgel. 

TRIO MOSSORÓ
O primeiro revela a trajetória dos irmãos Hermelinda, João Batista e Oséas, nascidos em Mossoró (RN). Hermelinda, no triângulo, e João Batista, na zabumba, compuseram um trio com Luiz Gonzaga - o Rei do Baião - logo no início de suas carreiras artísticas, fazendo participações em shows no circuito Rio de Janeiro e São Paulo, em 1962-63. 
- Devo dizer que tudo começou com meus 14 anos para 15 anos escutando meu irmão Oséas Lopes (Carlos André) tocando sanfona e sempre cantando o repertório do Luiz Gonzaga. (João Mossoró)
Juntos com o irmão mais velho, Oséas, formaram o Trio Mossoró. Do primeiro disco, em 1962 até se desfazer, em 1972 o trio gravou 12 discos sendo até hoje referência do cancioneiro nordestino.
Grandes sucessos como Carcará, Mandacaru e Procissão foram gravados pelo trio.

DEÍFILO GURGEL
O segundo revela o encantamento e sutileza na obra de Deífilo Gurgel. O autor, seu irmão, mostra todo o amor e ensinamento do legado deixado pelo mestre.
- Um poeta que, mesmo deixando uma obra considerada pequena, quantitativamente falando, marcou com o selo do seu talento a literatura da minha terra. Admiração igualmente por sua atividade de folclorista...// pôde mostrar grandeza como pesquisador especialmente sensível, de ânimo inesgotável, e com uma permanente disponibilidade de ajudar o nosso artista potiguar. (Tarcísio Gurgel).

SERVIÇO: 
Data: 23/11/2017
Hora: 18h
Local: TEMIS CLUBE BALCÃO BAR - Av. Rodrigues Alves, 950 – Tirol (Sede do América)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.