O Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou por unanimidade a adesão da UFRN à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em reunião na tarde desta quinta-feira, 20, no prédio da reitoria.
Os quarenta presentes decidiram a favor da adesão, não havendo abstenções. A reunião deu continuidade à votação iniciada em 1º de novembro, interrompida na ocasião por manifestantes contrários à medida.
O diretor do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Ricardo Lagreca, comemorou a decisão. “A assistência à saúde no mundo contemporâneo atingiu outra dimensão, mas o modelo de gestão dos hospitais universitários nunca se modificou. A administração conduzida por uma empresa pública garantirá equanimidade no atendimento e conseguirá explorar melhor o potencial dos nossos profissionais”, disse.
O relator do processo de adesão à EBSERH e pró-reitor de Planejamento da UFRN, João Emanuel Evangelista de Oliveira, explicou que a mudança acompanha a posição das demais universidades federais, e também se deve à necessidade de regularizar a reposição de pessoal dos hospitais universitários.
O gestor acrescentou que “para aderir ao novo modelo, a UFRN exigiu à EBSERH o respeito à autonomia universitária e ao plano acadêmico da instituição, assim como a exclusividade de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a possibilidade de acompanhamento dos atos da nova administração”.
A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, deverá agora apresentar ao Tribunal de Contas da União o plano de transição da gestão dos hospitais universitários. Após a análise do TCU, será firmado o contrato entre a UFRN e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Nota distribuída pela AGECOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.