O ex-governador do RN e ex-senador Geraldo Melo comunicou que está devolvendo ao governo de Minas Gerais, a "Medalha da Inconfidência", condecoração que recebeu em 1986, na celebração do 1º aniversário da morte do presidente Tancredo Neves. A entrega ocorreu ao lado do túmulo do falecido presidente.
Os motivos da decisão foram expostos numa nota que tornou pública no último dia 23 em sua página no Facebook e que vai transcrita a seguir:
MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA - Estou devolvendo a Medalha da Inconfidência que tive a honra de receber do Governo do Minas Gerais, em uma solenidade inesquecível em São João del Rey, ao lado do túmulo de Tancredo Neves, no dia em que se comemorava o primeiro aniversário de sua morte, que deixou na orfandade os sonhos de milhões de brasileiros.
Estou devolvendo em respeito a Minas, sua cultura, sua história republicana. Em respeito aos compromissos com a liberdade e a democracia. Não acho que me caiba -- nem a mim e nem a nenhum democrata -- no mesmo lugar, na mesma confraria, da mesma irmandade de que participa o Sr. João Pedro Stédile, que já deu todas as demonstrações de desprezo pela lei, pelas instituições nacionais, pela constituição, pelos direitos alheios, pela preservação da unidade do povo brasileiro. Estou fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.