sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ceará-Mirim contesta dados sobre dengue

A Secretaria de Saúde de Ceará-Mirim divulgou nota contestando informações da "imprensa estadual" apontando o município como o segundo de todo Brasil com maior índice de infestação predial do mosquito da dengue.
Na realidade, a Secretaria não está contestando. Está procurando explicar a realidade, que não foi inventada pela imprensa estadual e, sim, divulgada pelo próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em rede nacional de TV.
Mas, vamos à explicação:
1) Os dados divulgados pelo Ministro da Saúde (e publicados na imprensa) referem-se a uma amostragem, onde só aparece a realidade de municípios sorteados.
2) Existem municípios onde o índice de infestação é bem maior do que o de Ceará-Mirim, mas não entraram na amostragem porque não foram sorteados.
3) Na realidade, segundo Wanderley de Morais, coordenador do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a novembro deste ano, os índices de infestação predial em Ceará-Mirim, variaram de 5,5 a 7,0%, números considerados "de risco" pelo Ministério da Saúde.
- Mas - acentua - pra nós, esses números constituem uma grande vitória, pois, quando iniciamos o nosso trabalho em janeiro de 2000, esse índice girava em torno de 40%.
Wanderley acentua que, na luta contra o mosquito da dengue, é fundamental o engajamento de toda população.

Com informações de Jorge Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.