segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cardiologistas advertem: Pressão arterial tem que estar sob controle

A Sociedade Brasileira de Cardiologia do RN vai promover no dia 1º de maio, no Parque das Dunas, das 8 às 11h, a campanha "Eu Sou 12 X 8", com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir contra os males da hipertensão arterial e sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados.
Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver mais e melhor.
A campanha "Eu Sou 12 X 8" conta com o apoio a nível local da ABEN – Associação Brasileira de Enfermagem do RN, da Sociedade Norte/Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral e, do Conselho Regional de Educação Física, entidades de especialidades envolvidas com a qualidade de vida da população.
Durante o evento as entidades vão buscar educar, orientar e esclarecer a população através de palestras, verificação de pressão arterial e exercícios físicos.
A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio.
A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão.
Esse número é 2 vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, 3 vezes mais que aquelas devidas a acidentes e 4 vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS.
O grande desafio da campanha “Eu sou 12 por 8” é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão normal ou controlada e a gravidade da hipertensão. No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, façam o controle adequado da hipertensão.
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa da SBC-RN..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.