quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cosern admite margem de lucro de 29%

No comunicado em que divulgou hoje o aumento de tarifas, no Rio Grande do Norte, a ser processado a partir de amanhã, média de 9,86, a Cosern admitiu uma margem de 29% sobre o faturamento, para fazer face "aos custos de manutenção e operação do sistema elétrico, atendimento aos consumidores, administração do serviço prestado e remuneração dos investimentos".
No início desta semana, por ocasião do Programa "Grandes Temas", transmitido segunda-feira, dia 18, pela TV Universitária, um representante do Sindicato dos Postos de Gasolina, estranhou que a sociedade estivesse tão atenta à margem de lucro sobre a gasolina e não tivesse a mesma preocupação quanto a outros prestadores de serviços.
A TV-U estava colocando em questão os recentes aumentos da gasolina registrados em Natal. Também parrticipavam do programa, conduzido pela apresentadora Vânia Marinho, o coordenador estadual do Procon, Araken Farias, o promotor de defesa do consumidor, José Augusto Perez Filho e um representante da OAB-RN.
Na ocasião, assinalando que a margem de lucro dos postos estava abaixo da média nacional, o representante dos postos de gasolina disse ter constatado no último balanço da Cosern, que a sua margem chegava a 40%.
Em seu comunicado de hoje, a Cosern explicita a composição de sua tarifa em três fatias:
38% referem-se à compra de energia e transmissão; 33% de encargos e tributos; e 29% constituem a parcela da distribuidora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.