domingo, 4 de setembro de 2011

Governo cubano cassa credencial de jornalista espanhol

O jornalista Maurício Vicent, correspondente do jornal EL PAIS, de Madri, e da cadeia SER, em Havana, teve sua credencial cassada pelo governo cubano.
Convocado ao Ministério das Relações Exteriores, o jornalista, foi informado de que a cassação sua credencial, depois de 20 anos de atuação no país, tinha por base a resolução de 2006 que regula o exercício da imprensa estrangeira.
Ele foi acusado de falta de ética, sendo responsabilizado pelo fato de que "EL PAIS há algum tempo oferece uma imagem negativa e distorcida da realidade de Cuba".
Ao dar a informação, EL PAIS assinala:
- O jornal considera que a cobertura jornalística do seu correspondente em Havana é um exemplo de profissionalismo, imparcialidade e equilíbrio e está avalisada por sua larga trajetória.
E acrescenta: "EL PAIS rejeita energicamente as acusações do regime cubano e considera que a decisão de retirar a credencial de Mauricio Vicent é um atentando contra a liberdade de expressão e de informação, além de evidenciar a incapacidade do regime cubano para compreender o papel dos meios de comunicação, em particular de um meio estrangeiro".
A Federação de Associações de Jornalistas da Espanha e a Organização Repórteres sem Fronteiras lamentaram a decisão do governo cubano, ao qual pediram a revogação da medida.
CLIQUE AQUI para ler (em espanhol) a cobertura do EL PAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.