sábado, 24 de dezembro de 2011

Oposição russa pede nova eleição para o Parlamento

Uma manifestação de protesto contra suposta fraude no pleito para o parlamento realizado dia 4 de dezembro foi realizada neste sábado na Praça Sakharov - informa o portal russo Voz da Rússia.
A reportagem calcula em 29 mil o número de participantes e acrescenta que atos semelhantes foram realizados também em outras cidades, como em São Petersburgo.
De acordo com a mesma fonte, 1.500 pessoas participaram da manifestação em São Petersburgo. Em outras cidades, o público foi bem menor, reunindo de 30 a 200 pessoas, "por causa das condições climáticas".
O ex-ministro das Finanças, Alexey Kudrin, responsabilizou pela fraude o chefe da comissão eleitoral central, Vladimir Tchurov que, por ele, deveria ser demitido, e pediu a realização de nova eleição.
Líderes oposicionistas disseram que os protestos vão prosseguir até a anulação da eleição de 4 de dezembro.
CLIQUE AQUI para ler reportagem em português no portal VOZ DA RÚSSIA.


A imprensa internacional dá grande destaque à manifestação de hoje em Moscou. Confira:
O GLOBO, Rio de Janeiro.
France Soir, Paris.
Corriere della Sera, Roma

Berliner Morgenpost, Berlim
The Independent, Londres.
The New York Times, Nova Iorque.
Como O GLOBO, EL PAIS, de Madri, fala que a manifestação de hoje teve 100 mil participantes - no cálculo dos organizadores. E tambem registra a presença do ex-presidente Gorbachev, que também pediu a demissão do chefe da comissão eleitoral central.
CLIQUE AQUI e acesse o noticiário do EL PAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.