terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prêmio "Inventor 2013", da Petrobras, fica na UFRN

Sistema de Controle Automático de Bombeio Centrífugo Submerso para Poços de Petróleo” é o título do projeto dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), André Laurindo Maitelli e Rutácio de Oliveira Costa, contemplados com o Prêmio Inventor 2013 da Petrobras. Nesta edição do evento, a única patente premiada foi a da UFRN.
O prêmio é concedido pela Petrobras aos pesquisadores que se destacaram pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras e geração de patentes promissoras. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES-Petrobras), neste mês de agosto, no Rio de Janeiro.
A conquista se deve a uma pesquisa de dois anos para melhorar a produção de petróleo. Segundo André Maitelli, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação, o êxito da patente se deve a toda a equipe, que envolveu alunos de maneira decisiva. “Receber o Prêmio Inventor 2013 para mim é muito gratificante, pois representa o conhecimento do nosso trabalho e demonstra a capacidade do grupo”.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Automação em Petróleo (LAUT) e teve a colaboração dos estudantes Aderson Jamier Santos Reis e Antônio Pereira de Araújo, ambos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGCEP) da UFRN. O resultado do projeto integra a tese de doutorado de Rutácio de Oliveira Costa, que na época era aluno do programa, sob a orientação do professor André Maitelli.
O Prêmio Inventor Petrobras existe desde 2001, reconhecendo a criatividade e a capacidade de inovação dos pesquisadores das instituições de pesquisa parceiras da empresa, bem como de seus colaboradores, assim como atendendo à legislação que regulamenta a propriedade industrial no Brasil.
Neste ano de 2013 foram contemplados 240 profissionais autores de 58 depósitos de patente feitos pela Petrobras no ano anterior (2012). A UFRN também já foi contemplada em edições anteriores.
Nota divulgada pela AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.