sábado, 11 de janeiro de 2014

Ortodopedistas estatutários não se apresentam e Saúde do RN enfrenta novo caos

Apesar dos esforços da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) para complementação das escalas de ortopedia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, como a publicação em Diário Oficial do Estado, da Portaria nº 452/GS- SESAP, que estabelece o remanejamento de oito profissionais, médicos ortopedistas, para a unidade, não foi possível solucionar o problema do fechamento dos plantões do maior hospital do Estado, somente com os profissionais estatutários, isso porque os oito servidores convocados para o preenchimento da escala não se apresentaram.
Diante deste fato, considerado lamentável pelo Secretário da Sesap, Luiz Roberto Fonseca, o órgão terá que tomar uma medida emergencial e fará, a partir de domingo (12), o remanejamento de profissionais do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, para que realizarem os atendimentos de urgência e emergência no setor de ortopedia do Walfredo Gurgel. Com essa medida, o Hospital Deoclécio passa a realizar somente cirurgias eletivas, ficando os casos de urgência e emergência direcionados para o Walfredo, que mantém o serviço.
“A Sesap lamenta o fato dos médicos remanejados não terem se apresentado e tomará as medidas cabíveis de responsabilização para apurar o fato”, disse o Luiz Roberto Fonseca.

            Desde a semana passada, a Secretaria vem intensificando o trâmite processual de contratação de novos profissionais via Cooperativa, através de um aditivo de contrato vigente. Estima-se que a finalização deste processo irá durar, no máximo, mais 10 dias.

           Após a realização deste aditivo, com a contratação da Cooperativa, os profissionais remanejados do Deoclécio Marques retornarão à unidade, em Parnamirim, e os serviços voltam a ser normalizados. Já os serviços do Walfredo Gurgel passam a ser realizados pelos servidores estatutários, lotados na unidade, juntamente com os médicos da Cooperativa, mantendo três ortopedistas por plantão.  

           “Diante da carência de profissionais, desta e de outras especialidades, fundamentais ao funcionamento da Rede Estadual de Saúde, a Sesap já vem estudando a possibilidade de realização de um novo concurso público, em 2014. Estamos avaliando os impactos financeiros e as principais necessidades para apresentarmos ao Governo do Estado. Reconhecemos a necessidade de preenchimento de vagas, em diferentes áreas, e estamos trabalhando para que isso ocorra”, disse o Secretário da Sesap. 
Nota distribuída pela Assessoria de Comunicação da Sesap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.