quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Rins doados no RN vão salvar paciente no RS

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal, realizou nesta quarta-feira (08), a primeira captação de órgãos deste ano. 
Foram retirados os dois rins de um doador com morte encefálica comprovada. Apesar do Rio Grande do Norte realizar o transplante de rim e possuir pacientes na fila de espera, não foi encontrado nenhum receptor compatível. 
Por essa razão, os órgãos extraídos serão enviados, na tarde de hoje, para o Rio Grande do Sul, onde há um paciente receptor.
Os rins seguirão do HMWG, armazenados em uma caixa térmica, direto para o aeroporto Augusto Severo.
Chegando ao destino, em um voo comercial, sob a guarda do comandante da aeronave, serão imediatamente levados para a unidade de saúde onde será feito o procedimento cirúrgico.
O sucesso da captação dos rins só foi possível graças à ação conjunta de vários atores como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba (onde o paciente estava internado), o HMWG (que realizou a captação dos órgãos) e o Samu Metropolitano (que fez o transporte do paciente).
Nota distribuída pela Sesap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.