A Secretaria Estadual de Saúde emitiu nota advertindo para a ameaça que o sarampo representa para o RN, diante da situação epidemiológica enfrentada pelo estado da Paraíba.
A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), alerta para a manutenção das medidas de prevenção e controle da doença no Rio Grande do Norte, mesmo que não tenha sido confirmada qualquer ocorrência no Estado.
De acordo com a subcoordenadora da SUVIGE, Juliana Araújo, a sociedade deve adquirir uma postura de vigilância observando a manifestação de sintomas, como febre acima de 38 graus e manchas vermelhas no corpo. Neste caso, um médico deve ser procurado imediatamente.
Outra medida preventiva é observar se a caderneta de vacinação está em dia, tanto de crianças quanto de adultos.
Ela assegura que a vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente na rede básica de saúde e faz parte do calendário anual de vacinação.
Crianças a partir de 1 ano tomam uma dose e um reforço entre os quatro e seis anos de vida. Adolescentes na faixa etária de 11 a 19 anos, se tiverem tomado apenas uma dose, devem aplicar uma nova dose. Caso não tenham nenhuma dose anterior comprovada, tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda. Se tiverem duas doses comprovadas (dupla ou tríplice viral), já estão imunizados.
No caso de adultos na faixa etária entre 20 a 49 anos, se não vacinados, devem procurar um posto de saúde para tomar uma dose da vacina. Se tiverem uma ou mais doses registradas em sua caderneta de vacinação (dupla ou tríplice viral), já podem se considerar vacinados e plenamente imunizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.