quarta-feira, 20 de abril de 2011

Discussão sobre custo da gasolina mostra que o negócio tem muito o que esclarecer

Uma nova rodada está prevista para a tarde de segunda-feira na sede do Procon estadual.
Quanto às dúvidas que estão sendo levantadas:
Primeira - Na primeira resposta que deram ao Procon, os postos só apresentaram uma razão para justificar os recentes aumentos - a elevação da carga tributária.
Balela pura. Vendam por quanto venderem a gasolina, hoje o ICMS é cobrado como se o litro custasse R$ 2,65. Palavra do secretário estadual de Tributação, José Airton.
Segunda - Num relatório encaminhado ao Procon, a BR informou o preço que cobrava dos postos, mas pediu que o Procon não o divulgasse porque se tratava de segredo empresarial.
Terceira - O fato do RN ser grande produtor de petróleo, segundo os postos e as distribuidores, não tem nenhuma importância para a composição do preço da gasolina. Por isso, pagamos uma das gasolinas mais caras do Brasil.
Quarta - Quando é para explicar porque na Paraíba a gasolina é mais barata, o que responderam hoje: porque a PB é grande produtor de álcool, ao contrário do RN.
Ou seja: tem muita coisa a ser esclarecida.
Mas, uma coisa é certa: A sociedade precisa se mobilizar, também, para exigir explicações sobre outras tarifas importantes, como são os casos da energia e da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.