quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bairro Planalto inaugura praça com área de lazer e anfiteatro


A comunidade do bairro do Planalto, que usualmente carece de infraestrutura e espaços públicos, inaugura sua nova praça pública no próximo domingo, 4 de setembro, às 10h. 
A obra é parte do projeto “Nosso lugar, nosso futuro”, promovido pelo Fundo UN - HABITAT das Nações Unidas e executado pela Associação Ritmos, Origens, Desenvolvimento e Aprendizagem (A Roda).
Diálogo, esportes, espírito de equipe. 
Estas são as linhas guias de um projeto que prevê área dedicada ao esporte, ao lazer e um anfiteatro aberto para 50 pessoas.
O espaço, antes um terreno abandonado, foi cedido para A RODA através do Projeto “Adote o verde” e hospedará projetos sociais de educação e cidadania, reduzindo os riscos de exposição dos jovens à violência e ao crime, além de criar um espaço limpo e seguro como ponto de encontro para a comunidade local.
O processo de construção da Praça situada na Rua Professor Antonio Trigueiro envolveu a comunidade local de maneira ativa.
Através de reuniões e debates públicos, A RODA conseguiu coletar as exigências dos moradores do bairro e transmiti-las ao arquiteto e ao engenheiro que elaboraram o Projeto, oferecendo apoio de forma voluntária.
Além da elaboração e realização da praça, o Projeto “Nosso lugar, nosso futuro”, prevê nos próximos meses a organização de muitas atividades por parte dos voluntários brasileiros e internacionais que colaboram com A RODA no âmbito do Programa de Serviço Voluntário Europeu.
Entre as diferentes atividades, como as de educação ambiental, higiene, aulas de idiomas estrangeiros, palestras sobre direitos humanos, A RODA desenvolve o Projeto “Crianças Capoeiristas do Planalto”, com a coordenação do professor Zezinho e do grupo Celeiro de Bambas, que há 10 anos trabalham de forma voluntária para a inclusão social das crianças e adolescentes do bairro, educando no aspecto físico, pedagógico e cultural para fornecer formação e educação completa e oportunidades de inclusão no mercado de trabalho.
Informações distribuídas por A RODA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.