segunda-feira, 19 de março de 2012

Homenagem ao dr. Ernane Silveira

A TRISTEZA DE NATAL, O LUTO DO ABC,
O CHORO DA FRASQUEIRA
CID MONTENEGRO.Conselheiro do ABC Futebol Clube.
(
flabcid@uol.com.br).

Ele foi um homem de tantas qualidades que nem precisa citar e fica até dificil por onde começar.
Foi de forma exemplar : Esposo, pai, irmão, tio, avô, amigo, cristão católico, político, maestro e profissional.
Sua trajetória de vida se confundia com a bondade, companheiro inseparável da probidade. Sempre tranquilo conduzia com espí rito de paz tudo que fazia. Nos 15 anos da minha sobrinha Gipse ele regeu com maestria sua orquestra na igreja Bom Jesus, não cobrou um centavo. Soube e muito zelar pelo dinheiro do povo quando foi prefeito de Natal e presidente da Camara. Ah se o Brasil tivesse vários ERNANES, como a população ia ter melhorias em suas vidas e como a digniadde estaria em evidência. Com ele 10% era só para os garçons e as "operações" eram feitas apenas por médicos e não pela Policia Federal.
Voce leitor pode me perguntar : Ele não foi exemplo de presidente do ABC ? Digo que não. Foi muito mais. Ele foi o Abecedista de todos os abecedistas, foi o presidente de todos os presidentes e ele quem muito exaltava o fundador Vicente Farache. Essa frase é minha " DR ERNANE ESTÁ PARA O ABC COMO DUQUE DE CAXIAS ESTÁ PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO ".
Tive a felicidade de enviar para o C. Deliberativo e aprovado por unânimidade em reunião presidida pelo médico Ivis Bezerra a pr oposta do ABC criar uma medalha para homenagear personalidades e ela levar o nome ERNANE ALVES DA SILVEIRA, assim como o TCE tem a medalha Dinarte Mariz seu fundador.
Lá do Rio almoçando com o presidente de honra da FIFA Dr. João Havelange que recebeu uma camisa do Mais Querido liguei para o então presidente Judas Tadeu, conselheiro Augusto Azevedo e o ex presidente Leonardo Arruda cumprimentarem. Todavia quem o Dr. João se emocionou foi quando falou com o Dr. ERNANE.  Falaram das Copas de 1950 e 1958. Dois momentos antagônicos vividos por nossa nação onde lágrimas de um povo que ama o futebol foram derramadas de dor e decepção no Maracanã/Rio, alegria e felicidade Rasunda/Solna. Em 1950 o genial Zizinho e o comandante Flávio Costa (tão fantásticos quantos os campeões de 1958 Nilton Santos, Garrincha, sua majestade o Rei Pelé e o prof. Vicente Feola ) mestre Ziza e prof. Flávio não evitaram a fatalidade e a vontade dos "Deuses" do futebol como citava Nelson Rodrigues.
Voltando para o RN, detentor da Frasqueira que o torna o Clube do povo e das multidões, ABC jamais será o mesmo. Entretanto iluminada assim como um santo em vitral a foto do ERANANE será eternizada no estádio Fraqueirão e no salão do Conselho.  Como exclamou o mestre Câmara Cascudo "Em uma cidade de nome Natal, existe um povo chamado ABC". Então eu concluo : Natal que está triste, ABC que está de luto e a Frasqueira que chora ... Não precisa de procuração para falar em nome de todos os alvinegros : " Muitissimo obrigado por tudo Dr. Ernane e não esqueça daí do céu de ligar a rádio Cabugi que domingo tem jogo do ABC ". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.