Christophe Royon falará em inglês |
O evento, promovido pelo Instituto Internacional de Física (IIF), está marcado para as 15h no Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN. Os acadêmicos que dominam o idioma inglês poderão ter o privilégio de assistir à essa palestra única.
O professor Royon ministrará a palestra "Recent results of the LHC", ou "Resultados recentes do LHC (Grande Colisor de Hádrons)".
Nela, Royon falará dos resultados obtidos nos últimos experimentos com o LHC, como o mundialmente noticiado experimento que comprovou a existência de uma partícula com todas as características previstas para o Bóson de Higgs.
A atividade é voltada para estudantes e pesquisadores da física, sejam da graduação ou pós-graduação. Embora o professor Christophe Royon já tenha estado no Brasil outras vezes, será a primeira vez que ele fará essa específica palestra no nosso país.
O físico ainda deverá destacar a importância do investimento que os países da América Latina têm feito nas pesquisas científicas nos últimos anos, bem como sobre as muitas oportunidades abertas nas universidades da América Latina, não só no Brasil, acelerando o desenvolvimento científico nesses países.
Sobre a polêmica do apelido de Partícula de Deus, Royon esclarece: "Talvez tenham chamado o Bóson de Higgs de Partícula de Deus porque ela é responsável pela massa de tudo no universo, mas na verdade essa partícula não prova nem a existência nem a inexistência de um deus". E completa: "Chamavam também de partícula maldita [goddamn particle], pois estava
sendo muito difícil de encontrá-la".
Com informações de Erik Lucas de Oliveira, do International Institut of Physics - URFN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.