quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Representantes de 30 países discutem engenharia de dados na UFRN

Começou ontem, em Natal, a 13ª Conferência Internacional em Engenharia de Dados e Aprendizagem Automática (IDEAL, do inglês International Conference on Intelligent Data Engineering and Automated Learning). O evento acontece até amanhã, sexta-feira, dia 31, e conta com palestras, plenárias e sessões técnicas.
A Conferência tem o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que será representada por alunos, professores e diretores durante todo o evento. A reitora Ângela Paiva, que esteve presente na abertura oficial do evento, saudou a todos os participantes e expressou a alegria de ter a UFRN engajada em mais um evento deste porte.
“Estou convencida de que, com eventos assim, o conhecimento científico se afirma. E mais convencida estou de que é com o sentido social implícito nos ganhos que resultarão das atividades deste encontro que a instituição universitária pública cumpre, na plenitude, o seu papel”, disse a reitora em seu discurso de abertura.
Além da presença da reitora, a UFRN estava representada na mesa de abertura pelo professor José Daniel Diniz de Melo, diretor do Centro de Tecnologia da UFRN. O evento de abertura também contou com a presença de representantes do governo e de instituições de apoio à pesquisa do estado, além dos coordenadores do evento, os professores José Alfredo Costa e Hujun Yin, da Universidade de Manchester.
Em sua 13ª edição, é a primeira vez que a Conferência acontece em um país do hemisfério sul e conta com participantes de 30 países diferentes. O evento envolve professores, pesquisadores, profissionais, alunos e empresários das áreas de engenharia e computação, interessados nas áreas de análise e gestão inteligente de dados, mineração de dados e sistemas de aprendizagem associados.
Gestão de dados
A Conferência se destina a estudar sistemas avançados de computação, tópicos emergentes e desafiadores do conhecimento científico contemporâneo, reunindo cientistas e pesquisadores de diversos países. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC) é, como descreve a reitora Ângela Paiva, “uma oportunidade ímpar para troca de conhecimentos e experiências”.
A reitora ressaltou em seu discurso, também, a atuação da UFRN na área, com o desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), software de gerenciamento de dados que é utilizado por instituições de todo o país. O SIGAA foi adaptado recentemente pela Secretaria Estadual da Educação sob o nome de SIGEduc e integra todo o sistema educacional do Estado.
A UFRN também se destaca pelos cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação, além do programa Metrópole Digital, que promove a inclusão de jovens estudantes do ensino médio público. “Temos feito da Informática uma mola propulsora para nosso desenvolvimento”, disse a reitora Ângela Paiva.
Nota encaminhada pela AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.