quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Artigo de Cid Montenegro

NILTON SELEÇÃO 
BOTAFOGO DOS SANTOS

Cid Montenegro
Desportista
flabcid@uol.com.br 
 
Agradecendo as palavras generosas sobre o que escrevo ao ex deputado Dadá Costa, Sérgio Varela e seu Chagas de Lagoa Nova vos digo que: Em vez de falar sobre ele que toda a imprensa nacional e internacional já explicitou e para não ficar meu  artigo repetitivo, prefiro contar detalhes.
Um dia em Copacabana rua Aires Saldanha nº 66 eu estava na casa do querido comentarista(rádio Globo/RJ) cobriu todas as Copas do mundo de 1950 até 2010 Luiz Mendes que em 2008 aqui em Natal esteve ao lado da esposa, ex deputada estadual Daise Lucid, atriz da rede Globo que brilhou na novela Passione com a personagem  "Dona Valentina", a cruel avó que prostituia a neta. Eu e Agnelo Alves Filho tivemos a honra de ciceronea-los. Quando ele falou após interfone tocar : "O Nilton e o João estão subindo". Mal sabia eu que se tratava de Nilton Santos o  legendário gênio da lateral esquerda, o melhor de todos os tempos e do exepicional treinador  da seleção , comentarista João Saldanha. Um homem a frente do seu tempo, um intelecto  privilegiado, apesar de radical e pouca paciencia. (risos).  Doravante  as minhas  doses de Buchanan's ficaram mais leves e suaves (rs) e fui devidamente acompanhado pelo mestre Saldanha.  Daí em diante estive com Seu Nilton várias vezes em casas de amigos.  Ele ensaiou ser treinador no Galícia e Vitória ambos BA. Teve uma loja de material esportivo. Na Suderj  foi cordenador  geral no governo Rosinha.
Seu Nilton era a simplicidade em pessoa, sorridente, contador de histórias, tranquilo, nunca se revoltou com nada, (com a industria do futebol de hoje  ele estaria milionário), não fazia questão de nada, tudo para ele estava bom. Uma pequeno fato : Prometi a ele uma carne de sol e levei, quando em outra oportunidade a srª dele D. Célia me cobrou a carne e eu falei que tinha entregue na mão dele que  falou : "Esqueci de te falar amôr, eu cedí a carne do Monte para a Raimunda ASG da repartição que fazia aniversário naquele dia". Assim era ele. Toda vida sempre perguntava: "Montenegro, como vai o Marinho Chagas? Abraço nele." Sempre falava com muita emoção do amigo Mané Garrincha que julgava o maior de todos que ele viu jogar, e repetia  a assertiva : "Nem o Rei Pelé fez o que vi o Mané fazer."
Caro leitor. Essa frase é minha: "Agradeço ao destino que de forma natural e independente fez com que eu conhecesse,  ter convivido e conviver com pessoas e filhos de pessoas que fizeram e fazem a história do Brasil em diversos segmentos".
proporcionei para seu Nilton dar  uma entrevista a rádio Cabugí ao maior de todos no RN Hélio Câmara pelo telefone. Se fosse uma composição seria a nível de Tom e Vinicius.
Digo que eles vieram na hora certa, no momento certo e deram dois títulos ao Brasil. A televisão e a moderna tecnologia, elas que se atrasaram em relação a Garrincha e Nilton Santos, azar da tv e de nós  telespectadores.
A primeira vez quando  adentrei na Av. Delfim Moreira/Leblon no apartamento do dono do Ibope e ex presidente do Botafogo me deparei com um poster gigante de seu Nilton e Garrincha com os dizeres do anfitrião: " Não existem palavras para os brasileiros e botafoguenses te agradecerem, descansem em paz". Carlos Augusto Montenegro.
Outra ocasião na casa do ex zagueiro campeão do mundo  Gonçalves que homenageou o aniversariante  Armando Nogueira eu fui convidado e lá estavam :  Apolinho, Cid Moreira, Berto Filho (lembram dele no Jornal Nacional ?), Galvão Bueno, Amarildo, Ubirajara, Gérson Canhota tri mundial, Zé Carlos Garotinho, Doalcei Bueno de Camargo, Kleber Leite, Loureiro Neto, entre outros. Se falou em histórias dos laterais e todos falaram textualmente : "O quarto veio muito depois, os tres melhores . Em terceiro o Júnior do Flamengo, depois o Marinho do Botafogo (eu interceptei, do ABC também) e juntando cem Marinho e cem Junior não chegava perto do Nilton Santos".
O homem partiu, a enciclopédia ficou.  Seu Nilton, a história te agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.