terça-feira, 18 de março de 2014

Henrique: “Não se consegue governar bem sem o apoio do Legislativo”

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, afirmou que não se consegue governar bem sem o apoio do Legislativo e condenou a discriminação praticada contra os vereadores.
Essa manifestação de Henrique ocorreu na última segunda-feira, dia 17, em Natal, durante o 1º Encontro Estadual do Solidariedade realizado no auditório do Parque da Costeira. Estavam presentes os presidentes nacional e estadual do partido, deputados Paulo Pereira da Silva e Kelps Lima, respectivamente, e convidados como presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Mota e o vereador natalense Rafael Mota.
Ele fez questão de explicitar o entendimento de os vereadores deveriam ser os políticos mais respeitados pela sua proximidade com o eleitor e pela sua simplicidade.
Num dos trechos do seu discurso, Henrique fez uma avaliação do momento enfrentado pela classe política, afirmando textualmente:
- A classe política é muito sacrificada. Muito injustiçada. Tem seus erros? Tem. Quem não os tem? Tem seus acertos? Tem. Poucos os reconhecem.
E prosseguiu:
- Se há uma categoria, dentre as classes políticas deste país – presidenta, governador, senador, deputado, prefeito – a mais sacrificada, contra a qual há mais preconceitos, a mais injustiçada, é a dos vereadores. Quando chega a época eleitoral, o sujeito quer o apoio do prefeito. É prefeito, prefeito, prefeito. Vereador  fica em segundo ou terceiro plano. Depois da eleição, então, nem se fala.
Para Henrique, essa atitude constitui “um vicio, uma distorção que se pratica contra os vereadores”.
- Agora – destacou – o povo sabe: Quando tem uma necessidade, uma emergência, um aperreio, não é o prefeito quem ele procura em primeiro lugar; não é o governador, nem é o deputado. A primeira porta em que ele bate – de manhã, de noite, de madrugada – onde quer que seja, é a porta do seu vereador, na sua cidade, no seu recanto, no seu refúgio.

- Por isso – assinalou Henrique Eduardo -  eu acho que devia ser o contrário: a categoria que deveria ser a mais respeitada, pela sua proximidade, pela sua simplicidade, é a do vereador. E os executivos não se esqueçam: Não se consegue governar sem o apoio do Legislativo. Prefeito que quiser ser um bom prefeito, respeite o vereador, respeite a Câmara Municipal, porque sem isso, ele pode ser um bicho danado, mas se não tiver o apoio do vereador, ele não vai conseguir fazer uma boa administração, uma administração democrática no seu município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.