quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ministro Henrique defende permanência do Brasil no Conselho da OMT

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quinta-feira (28), em Rovinj (Croácia), da reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). 
Na pauta do encontro estavam o relatório sobre o turismo na agenda global e as principais atividades de pesquisa ligadas à economia do turismo. Durante o encontro também foram discutidos temas como transportes, facilitação de vistos e diminuição dos impostos das viagens internacionais. 
A reunião é a última antes das eleições, em setembro, que definirão os novos mandatos para membros do Conselho durante os próximos quatro anos. No início deste ano, o Brasil oficializou a candidatura para renovar a presença do país como um dos quatro representantes das Américas. 
Desde 2003 o Brasil ocupa cadeira neste órgão; de 2004 a 2005 como membro da OMT, de 2006 a 2007, como observador (com direito à palavra e sem direito a voto) e presidente da Comissão Regional para as Américas; e de 2008 a 2015, novamente como membro. O brasileiro Márcio Favilla ocupa, atualmente, o cargo de diretor-executivo de competitividade na OMT.
FACILITAÇÂO DE VISTO
Na última quinta-feira (21), Henrique Alves formalizou junto ao Ministério de Relações Exteriores, um pedido para isentar de visto de turistas os norte-americanos entre junho de 2015 e dezembro de 2016. 
De acordo com o estudo de competitividade do Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 91ª colocação num ranking de 141 países na dimensão "Abertura internacional". No subitem que avalia o percentual da população mundial que necessita de visto para entrar no país, o Brasil cai para 102ª colocação.
“A barreira do visto representa uma demanda represada, receita reduzida e imagem afetada pela falta de abertura internacional”, afirmou o ministro. 
Texto e foto encaminhados pela Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo.
Para acessar op site do Ministério, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.