sexta-feira, 27 de julho de 2018

Listão de fichados no TCU tem 15 nomes do RN só na letra A

O listão de contas rejeitadas pelo TCU até o dia 26 deste mês contem 7.431 nomes, em ordem alfabética, distribuídos por 1006 páginas. 
Desses, só na letra A, 15 são do Rio Grande do Norte distribuídas  pelos municípios de Mossoró, Natal, Baraúna, São Tomé, Angicos, Alexandria, Apodi e Assu.

Na letra B, o RN passou em branco. Na C, estão mais seis nomes do Rio Grande do Norte e, das letras D e E aparecem outros seis potiguares.
Nem todos os relacionados são pessoas amplamente conhecidas.
Entre os conhecidos estão os nomes de Antônio Marcos de Abreu Peixoto e de Ariosvaldo Targino de Araújo, apresentados na lista como sendo de Natal.

IMPLICAÇÕES
Segundo o presidente do TSE, Ministro Luiz Fux, que recebeu o documento das mãos do presidente do TCU, Ministro Raimundo Carreiro, nem todos que estão na lista podem ser considerados como ficha suja e/ou proibidos de disputarem a eleição deste ano.
Disse ele:
- Essa lista traz os gestores de contas públicas que foram consideradas irregulares, mas caberá ao Poder Judiciário verificar se essas irregularidades estão, ainda, categorizadas como irregularidades insanáveis, cometidas com vontade livre e consciente de praticar o ilícito, o que se denomina de dolo.
Segundo reportagem publicada no portal do TSE, a jurisprudência da Corte tem entendido que a mera inclusão do nome do administrador público na lista remetida à Justiça Eleitoral por tribunal ou conselho de contas não gera inelegibilidade, por se tratar de procedimento meramente informativo. Outros elementos julgados pela Justiça Eleitoral devem ser examinados para se chegar à conclusão de que o gestor se enquadra na alínea ‘g’ do inciso I do artigo 1º da Lei de Inelegibilidades (LC 64/90).
Contudo, Fux reforçou que o Tribunal continuará sendo inflexível com aqueles que são considerados “fichas sujas”, ou seja, aqueles que já incidiram nas hipóteses de inelegibilidade. 
- “Ficha suja está fora do jogo democrático”, enfatizou.
Para ver o listão completo, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.