Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7/04) e ao Dia Mundial de Combate ao Câncer (8/04), o Hospital Severino Lopes promove nesta quinta-feira (7/04), às 15 horas, no auditório da instituição, palestra com o tema "Falando sobre o câncer e seus fatores de risco".
O evento conta com o apoio da Liga contra o Câncer que disponibilizou as profissionais Jeanne Cristina de Souza - Nutricionista; e Margarida - Enfermeira, para ministrarem a palestra. A entrada é gratuita e aberta a comunidade em geral, já contando com a participação garantida de pacientes hospitalizados e seus famiares.
A iniciativa é uma excelente oportunidade de esclarecer e incentivar a prevenção sobre esse tema que é a segunda causa de morte no Brasil e continua sendo um dos maiores desafios da humanidade.
O diagnóstico precoce e a adoção de hábitos saudáveis de vida são considerados, hoje, um dos maiores aliados no combate a doença. Apesar dos fatos, as formas de prevenção ainda são pouco praticadas.
No processo de carcinogênese, ou seja, de formação, vários fatores estão envolvidos como por exemplo: hábitos alimentares, tabagismo, alcoolismo, irradiação, sedentarismo, fatores hereditários.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 489.270 casos novos de câncer devem ser diagnosticados no Brasil em 2011. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino.
O envelhecimento da população, associado ao aumento da expectativa média de vida, é a principal causa da alta incidência da doença, além da maior exposição aos fatores de risco.
A prevenção através de hábitos saudáveis de vida e de exames periódicos ainda é a melhor forma de combater a doença.
Hoje, sabe-se que fatores como tabagismo, consumo de álcool e obesidade estão associados a vários tipos de tumores.
As mulheres devem realizar mensalmente o auto-exame das mamas e submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo de útero. Já os homens com mais de 50 anos, devem procurar o médico regularmente para avaliar o risco de câncer da próstata e receber as devidas orientações.
Texto encaminhado pela Assessoria de Comunicação do Hospital Severino Lopes.
Texto encaminhado pela Assessoria de Comunicação do Hospital Severino Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.