quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Professores da UFRN destacam apoio de Henrique ao seu pleito na Justiça

Uma comissão de cinco professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se reuniu nesta terça-feira (16) com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Os professores agradeceram o empenho do deputado potiguar junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o julgamento de ação trabalhista da categoria, que se arrastava na justiça por 23 anos.

O presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Apurn), professor Freitas Filho, e o vice-presidente do Sindicato dos Docentes de Ensino Superior da instituição (Adurn), Wellington Duarte, agradeceram pessoalmente, em nome dos demais beneficiados, o trabalho de Henrique Alves em defesa da ação trabalhista.  Eles lembraram que, por mais de uma vez, Henrique Alves se reuniu com a comissão de professores da UFRN,  o presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, e o relator da ação trabalhista, ministro Cláudio Brandão.

O voto do relator, em favor da ação dos docentes, foi acompanhado por unanimidade pelos ministros do TST. Os professores foram representados pelas advogadas Kátia Nunes e Andrea Munemassa. A ação dos precatórios, referentes a perdas salariais nos planos Bresser e Verão, beneficiará 1.980 professores ativos e aposentados. Os docentes terão um acréscimo salarial em torno de 50%, a partir do próximo ano. A ação, retroativa a 1993, também beneficiará pensionistas de cerca de 20% dos professores falecidos ao longo de mais de duas décadas de tramitação da matéria na justiça trabalhista.

O professor Raimundo Nonato Nunes, que chegou a fazer greve de fome em defesa de melhorias salarias para os professores, reconheceu que a interlocução do presidente da Câmara dos Deputados juntos aos ministro do TST foi fundamental para que o recurso dos docentes no tribunal fosse levado ao Plenário. Os professores José Maxwell e Francisco Pepino Macedo também ressaltaram o empenho do deputado em defesa dos professores que sonhavam com o julgamento da ação.

Texto e fotos (de J Batista) encaminhados pela Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.