quarta-feira, 17 de maio de 2017

Dom Jaime leva a Uruaçu cardeais de São Paulo e do Rio amanhã

Os cardeais Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo; Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), e Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, estão na capital potiguar, nesta semana, participando do 22º Encontro Nacional de Marketing Católico. A convite de Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Cláudio e Dom Raymundo vão visitar a comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, nesta quinta-feira, 18, às 16 horas. Na ocasião, será celebrada uma missa. Na sexta-feira, 19, Dom Cláudio vai conhecer a comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama, onde, às 10 horas, será celebrada missa.

A visita aos dois lugares se dá pela proximidade da canonização dos Mártires potiguares, que acontecerá dia 15 de outubro, em Roma. No engenho Cunhaú, aconteceu o martírio, em 16 de julho de 1645, quando foi morto o Padre André de Soveral e vários leigos. Em Uruaçu, em 3 de outubro do mesmo ano, foram mortos o Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros leigos.

Dom Cláudio Hummes

Gaúcho, Dom Cláudio foi bispo de Santo André (SP), de 1975 a 1996; arcebispo de Fortaleza (CE), de 1996 a 1998, e Arcebispo de São Paulo, de 1998 a 2006. Em 2001, recebeu o título de Cardeal, pelo Papa João Paulo II. No Vaticano, desempenhou algumas funções, entre elas prefeito da Congregação para o Clero, membro das Congregações para a Doutrina da Fé, para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, e para os Bispos, e dos Pontifícios Conselhos para a Cultura, para os Leigos, para a Família e para a América Latina. Atualmente, é presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e reside em São Paulo.

Dom Raymundo Damasceno

Natural de Minas Gerais, Dom Raymundo foi bispo auxiliar de Brasília, de 1986 a 2003, e arcebispo de Aparecida (SP), de 2003 a 2016. Em 2010, recebeu o título de cardeal pelo Papa Bento XVI. Como arcebispo de Aparecida, o cardeal foi anfitrião de dois papas: Bento XVI, em 2007, e Francisco, em 2013.

Entre 2011 e 2015, foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No Vaticano, foi membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para a América Latina. Atualmente, reside em Brasília.
Texto encaminhado pela Pascom-Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.