quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Grupo Reviver estende mutirão de mamografias

FLÁVIA URBANO

O Grupo Reviver vai estender o mutirão de mamografias gratuitas com a Unidade Móvel Savana Galvão em novembro. Desde o dia 8 de outubro, já foram realizados 1.470 exames em Natal e Mossoró. Os locais serão informados sempre com uma semana de antecedência.  De 6 a 9 de novembro, a unidade móvel estará em frente à Policlínica Dr. Zeca Passos, na Ribeira.

O público alvo são mulheres a partir dos 40 anos e que serão beneficiadas com a realização gratuita de um dos mais eficazes exames para a detecção do câncer de mama.

Para participar do mutirão de mamografias, as mulheres a partir dos 50 anos devem apresentar os originais e cópia da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, para aquelas entre 40 e 49 anos, é necessário levar também a requisição médica do exame. As fichas serão distribuídas sempre a partir das 7 hs, com atendimento das 8h às 18h.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 60 mil novos casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil. O Rio Grande do Norte possui uma taxa estimada de 44,06 casos para cada 100 mil mulheres.

Em 2018, além do mutirão de mamografias, o Grupo Reviver promoveu ações, nos dias 13 e 20 de outubro, em parceria com as Clínicas Integradas da UNI-RN e o trabalho voluntário de mastologistas, nutricionistas e psicólogos. Foram realizados 40 preventivos, 140 mamografias, 100 ultrassonografias e 150 consultas e atendimentos, além de palestra.

AÇÕES
O Grupo Reviver mantém durante todo o ano o serviço de ultrassonografia a preços populares somente para cobrir os custos, em parceria com a UNI-RN, nas Clínicas (3215-2960). Mais de mil mulheres já foram atendidas em pouco mais de um ano, com detecção de tumores de mama, ovários e tireoide.

Além disso, o Reviver promove mutirão de mamografias gratuitas na Unidade Móvel Savana Galvão, nos meses de outubro e novembro, em todas as zonas administrativas de Natal e algumas cidades do interior do Estado. Com os resultados das mamografias em mãos, o Grupo Reviver, desde a primeira edição do mutirão realizada em 2015, acompanha todas as mulheres que necessitam de exames complementares e prestam todos os esclarecimentos e direcionamento quanto ao tratamento.

A unidade móvel é equipada com um mamógrafo digital e uma reveladora para que os filmes sejam impressos e posteriormente laudados e entregues às pacientes. Em 2015, foram realizados 3.600 exames, em 2016, foram 2.002, e, em 2017, 1707 exames.

O Grupo Reviver iniciou suas atividades, em 2012, por iniciativa de mulheres que tiveram câncer de outras tantas apoiadoras da causa, incluindo profissionais da área de saúde. Em 2013, o Reviver foi certificado como organização da sociedade civil de interesse público (Orcip), é habilitado pelo Ministério da Saúde à prestação de serviços por meio da unidade móvel e está renovando contrato com a Secretaria de Saúde de Natal. Desde 2014, o grupo realiza atendimentos preventivos e de orientações sobre o câncer.

Além da renda das camisetas, o Grupo Reviver já chegou a contar com a colaboração mensal de mais de 300 associadas-contribuintes e atualmente possui apenas 160. Para se associar e contribuir com qualquer valor mensal e para mais informações, acesse http://gruporeviver.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.