quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Oriano de Almeida homenageado na UFRN

O pianista Oriano de Almeida será homenageado post-mortem com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira, 21, às 19h, no auditório da Escola de Música.
A saudação in memorian será feira pelo biógrafo e amigo Cláudio Galvão, autor de uma biografia do pianista com o título “O céu era o limite”, escrita após anos de criteriosa pesquisa e publicada pela Editora da UFRN.
Pianista clássico, Oriano de Almeida nasceu em Belém, Pará, em 1922, filho de pai natalense e mãe paraense. Menino prodígio, ele deu seu primeiro recital em Recife no ano de 1934 e em Natal em 1936, aos 14 anos.
Realizou recitais em quase todos os estados do Brasil e, no exterior, apresentou-se nos Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Polônia, Uruguai, Paraguai e Argentina, sendo considerado um dos principais intérpretes de Fredéric Chopin.
Foi contratado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1981 e passou a residir em Natal, onde faleceu em 2004. Por seu reconhecido mérito, conquistou o privilégio de substituir Luís da Câmara Cascudo na cadeira da Academia Norte-rio-grandense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.