GACC, Casa Durval Paiva, Liga e Varela Santiago
unem-se na promoção de ações
de sensibilização ao diagnóstico precoce
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, a Liga Norte-Riograndense contra o Câncer e o Hospital Varela Santiago, unidos essencialmente na luta contra o câncer infantojuvenil, agora abraçam juntos o Novembro Dourado.
A campanha foi lançada no último dia 30, durante o XVIII Congresso Nacional de Voluntários e Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONVOCC, em Fortaleza-CE, e tem como objetivo dizer não ao câncer infanto-juvenil e fazer deste um mês dourado, valorizando o Diagnóstico Precoce e celebrando a vida.
Em Natal, essas entidades se integram para desenvolver diversas ações de sensibilização ao diagnóstico precoce, com foco informativo e explicativo que estimulem atitudes educativas e preventivas, tornando assim conhecido ao maior número de pessoas os sintomas e os sinais da doença.
Entre as ações programadas durante todo o mês, destacam-se anúncios em mídias como outdoor, busdoor, redes sociais, entre outras, e ainda uma panfletagem, no dia 20, em diversos pontos de Natal e um Fórum de sensibilização quanto ao Diagnóstico Precoce.
Porém, o ponto alto da campanha, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, será lembrado em 23 de novembro, quando a data também é referendada em âmbito Municipal e Estadual.
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o número estimado de casos novos de câncer infantojuvenil é de 4.700 a 19.000 por ano, mas apenas 3.040 casos são registrados e, dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado.
Ainda segundo o Inca, atualmente a chance de cura do câncer passa de 65%, podendo chegar a 85% em alguns casos, por isso a importância do diagnóstico precoce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.