Em artigo que assina hoje em vários jornais do país, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, reproduz títulos da imprensa mundial - em diferentes momentos - chamando a atenção para o potencial do turismo como produtor de riqueza.
Neste domingo está sendo comemorado o Dia Mundial do turismo.
Aqui estão algumas das manchetes citadas pelo ministro:
USA Today -Turismo grego não é afetado pela crise financeira
CNN - A crise econômica da Espanha está em seu 6º ano consecutivo e o turismo é um dos poucos pontos brilhantes em um horizonte sombrio
Financial Times: Portugal, o herói surpresa da zona do Euro com exportações vigorosas e turismo próspero.
O ministro destaca que, no momento, o turismo responde por 9,6% do PIB nacional, gera mais de 3 milhões de empregos, impulsiona 52 atividades econômicas e ainda tem muito a crescer.
Para se ter uma ideia da dimensão dessa capacidade de crescimento, ele assinala;
- Mais de um bilhão de pessoas circulam pelo planeta. Dessas, mesmo com um pulo de 10,6% em relação a 2013, só 6,4 milhões vieram ao Brasil em 2014, ano da Copa. Ou seja: menos de 1% da população que viaja pelo mundo.
No artigo, Henrique aponta uma série de providências que o Brasil vem adotando, desde a Copa do Mundo, visando consolidar-se como destino, notadamente em matéria de segurança e preço e que deverão incrementar o setor especialmente no ano dos Jogos Olímpicos - 2016.
E enfatiza:
- O mercado de viagens pode ser a tábua de salvação para economias que passam por momentos difíceis.
Em Natal, o artigo do ministro está publicado na edição impressa da Tribuna do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.