sábado, 6 de novembro de 2010

Senado homenageia D. Eugênio terça-feira

O Senado Federal vai realizar sessão especial na próxima terça-feira a fim de homenagear o Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, pela passagem do seu 90º aniversário que transcorre no dia 8.
A manifestação do Senado acata proposição apresentada pelo senador João Faustino (PSDB-RN).
D. Eugênio é norte-rio-grandense de Acari. Foi ordenado padre em 21 de novembro de 1943, em Natal.
Em 1954, foi nomeado bispo auxiliar de Natal. Sete anos depois foi nomeado administrador apostólico da Arquidiocese potiguar. Em 9 de julho de 1964 foi transferido para a Arquidiocese de Salvador (BA), onde permaneceu por seis anos, quando foi transferido para o Rio de Janeiro.
O Cardeal Sales ficou à frente da arquidiocese carioca durante 31 anos. Destes 90 anos, 67 são dedicados ao sacerdócio. Neste tempo, sagrou 22 bispos e ordenou 215 sacerdotes.
No pastoreio de Dom Eugênio, na Arquidiocese de Natal, surgiram ações como a Campanha da Fraternidade, que depois se projetou nacionalmente; a administração de paróquias por freiras; a distribuição da Sagrada Comunhão pelas freiras, com autorização do Papa, entre outras.
Semanalmente, o Cardeal escreve um artigo sobre assuntos relacionados à Igreja. Os artigos, bem como diversas informações sobre a vida e ações, além de fotos podem ser encontradas na internet, no endereço: http://cardealsales.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.