quinta-feira, 31 de maio de 2012

Trabalhadores da saúde propõem interdição total do Walfredo


A convite do Sindicato dos Médicos do RN (SINMED), Sindicato dos trabalhadores em saúde (SINDSAÚDE) e do Sindicato dos Odontólogos (SOERN) ontem, dia 30, foi realizada uma reunião com os representantes dos conselhos da área da saúde. 
Após uma rodada de discussões, na qual foram apresentados problemas técnicos de diferentes unidades hospitalares, com destaque para o Hospital Walfredo Gurgel, os sindicatos definiram por solicitar aos conselhos regionais a interdição total do hospital.
“Temos consciência de que não é possível um fechamento total do hospital de uma única vez, pois não há como se transferir 400 pacientes de imediato, por isso sugerimos o fechamento por etapas”, explica o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira. 
Segundo Francisco de Almeida Braga, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremern), a solicitação será levada para as plenárias de cada conselho, já que os conselhos funcionam de forma colegiada. 
Braga, que também é responsável pelo Departamento de Fiscalização do Cremern, explicou que se solicitação dos sindicatos for aceita  o próximo passo dos conselhos e realizar uma fiscalização minuciosa  em cada setor do hospital.
Outra solicitação dos sindicatos é que a fiscalização se torne mais efetiva e que seja realizada em conjunto, como forma detectar problemas e tornar uníssona as cobranças por melhorias nos quadros hospitalares. 
Durante a reunião, discutiu-se ainda, a possibilidade de que após as fiscalizações serem realizadas pelos conselhos um relatório fosse enviado ao governo com um prazo limite para adequação dos setores debilitados, tornando o fechamento do hospital a última opção.
O setor de reanimação do Walfredo já se encontra interditado pelo Cremern desde o dia 8 de maio e até aqui nenhuma providência foi tomada para a sua reabertura. Para Sônia Godeiro, diretora do Sindsaúde, essa ação, se efetivada, é uma forma dos sindicatos, conselhos e trabalhadores darem um basta na situação indigna enfrentada diariamente pelos profissionais e doentes.
Estiveram presentes na reunião, além de representantes do Sinmed, Sindsaúde e Soern , dirigentes do Conselho Regional de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Biologia.
Nota encaminhada pela Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.