sexta-feira, 8 de junho de 2012

Curso (gratuito) sobre cinema na UFRN


Curso: Bases do audiovisual contemporâneo
Organizador: professor Sebastião Guilherme Albano.
Módulo 1: Perspectivas do Neorrealismo italiano: Rossellini e Visconti.
Ministrante: professor Aurelio de los Reyes (Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM).
Dias 11,12 e 13 de junho, das 19h às 23h, no auditório D do CCHLA
Módulo 2: O melodrama latino-americano.
Ministrante: professora Silvia Oroz (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO).
Dias 14 e 15 de junho, das 19h às 22h, no auditório D do CCHLA
   O curso Bases do audiovisual contemporâneo, organizado pelo professor Sebastião Guilherme Albano e divido em dois módulos intitulados “Perspectivas do Neorrealismo italiano: Rossellini e Visconti”, ministrado pelo professor mexicano Aurelio de los Reyes, e “O melodrama latino-americano”, ministrado pela professora argentina Silvia Oroz, visa a debater tópicos que auxiliam a orientar a produção audiovisual hoje.
Em face da abordagem histórica que ambos os pesquisadores apresentarão acerca dos respectivos temas será disponibilizado um repertório de dispositivos estilísticos, formais e de conteúdo que se por um lado determinam os movimentos a que pertencem (o Neorrealismo e o cinema latino-americano da idade de ouro) ainda encontram ressonância na fatura fílmica de hoje.
Diretores como Roberto Rossellini e Luchino Visconti marcaram mais de uma geração, incluindo brasileiros do Cinema Novo e posteriores, tais como Eduardo Coutinho, Sílvio Back e José Padilha. A trajetória dos autores italianos referidos, entretanto, transcende também os limites do Neorrealismo, especialmente quando se aventuram em grandes produções de cunho histórico.
No caso da reflexão acerca do melodrama no cinema latino-americano que será estimulada pelo curso de Silvia Oroz, a ideia é delinear uma tradição regional que atualize aspectos desse gênero que atravessa já dois séculos determinando boa parte da feitura audiovisual. Diretores de outras nacionalidades, como Billy Wilder e Pedro Almodóvar, entre outros, também ganham ênfase por sua destreza em manejar o gênero, mas o objetivo é indicar como seus elementos compõem produtos discursivos diversos, como a telenovela, o vídeo, o filme para cinema, o teatro e os games.
Texto encaminhado por Luana França. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.