sábado, 24 de novembro de 2012

Segmento audiovisual em alta em Macaíba


Desde o dia 12 de novembro está sendo realizado em Macaíba o “Curso de Cinema”, promovido pelo ITEC (Instituto de Estudos Culturais), em parceria com o Cepac (Centro de Estudos, Pesquisas e Ação Cidadã). 
A grade curricular do curso inclui aulas de Roteiro, Direção de Fotografia, Câmera e Direção e são ministradas por Geraldo Cavalcanti e Carlos Tourinho. 
Ao final do curso os participantes irão produzir um filme de curta metragem, cujo roteiro está sendo criado por eles mesmos. 
O curso é parte integrante do projeto de ponto de cultura “Cinema na Cidade”, promovido pelo ITEC, com recursos do Governo Federal, através do Programa Mais Cultura do MinC.
As aulas vão até o dia 30 de novembro e estão sendo ministradas na Casa de Cultura Popular de Macaíba e no Sinsemac (Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba).
Durante o curso de Roteiro, o cineasta Geraldo Cavalcanti se reuniu com os participantes e criaram a “Câmara Setoral do Audiovisual de Macaíba”, órgão consultivo e propositor que representa a categoria do audiovisual no município.
A Câmera Setorial do Audiovisual de Macaíba encaminhou à Câmera Municipal, dia 22, a proposta de criação de um centro de formação audiovisual, para ser inserido no plano orçamentário de 2013. 
O centro funcionará como curso de extensão da Faculdade de Artes dos Meios de Comunicação Audiovisual da Universidade Superior de Artes de Cuba.
A coordenação científico-pedagógica e o corpo docente do referido centro será formado por profissionais da faculdade cubana, que é uma das maiores referências em formação do segmento audiovisual em toda a América Latina.
Se for aprovado pelos vereadores e executado pelo prefeito eleito Fernando Cunha Lima Bezerra (PMN), Macaíba poderá se tornar, em 2013, “a primeira cidade a ter um centro de formação audiovisual no RN e um dos melhores do Brasil, o que irá contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade e com a geração de ocupação e renda”, finalizou Cavalcanti.
Texto e foto encaminhados por Rômulo Estânrley.
Geraldo Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.