domingo, 18 de novembro de 2012

Transparência total, governadora


Quanto mais a democracia avança, mais se torna vital a questão da transparência na administração pública.
Mais ainda num momento como o atual, em que tudo na gestão pública exala o odor fedorento da corrupção.
Não sai da minha cabeça a afirmação feita pela ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon, numa de suas visitas a Natal:
- Para enfrentar a corrupção, só existem dois remédios: transparência e gestão.
No caso específico do governo do RN, imagino que só a transparência total poderá ajudar a governadora Rosalba Ciarlini a tentar superar os elevados índices de insatisfação popular diante da gestão que vem realizando.
Hoje, a situação chegou a um ponto tal, que só a propaganda – ou, com muitos preferem dizer - só a maquiagem não resolve.
A governadora precisa se voltar, prioritariamente, para aqueles setores que são a cara da gestão. Enquanto ele não der um jeito no Walfredo Gurgel, por exemplo, não adianta fazer propaganda da Arena das Dunas, do Aeroporto de São Gonçalo, do Porto de Natal, de nada. Tem que dar condições decentes de funcionamento ao Walfredo Gurgel.
Ela está há dois anos no governo e a situação só faz piorar. Falta dinheiro? Pode ser até que falte. Mas, essa é uma desculpa que, sem transparência, hoje em dia não cola mais. Pode até explicar. Mas, não justifica.
Quanto é que sai, por dia, para o Governo, manter o Walfredo nas condições atuais?  Quanto seria necessário para transformá-lo, dotando-o de condições decentes de funcionamento? 
Por que a governadora não dá esses números? E, depois, por que não ir atrás desse dinheiro?
A governadora precisa se conscientizar do seguinte: O povo está cansado de saber que, por piores que sejam as condições financeiras do erário, para aquilo que o governo quer, nunca falta dinheiro.
Então, ela não se iluda: Por mais injusto e apressado que seja o julgamento popular, no imaginário de cada pessoa, só existem duas razões para justificar as condições desumanas de funcionamento do Walfredo Gurgel: 1) a vontade ou 2) a incompetência do governo.
Para Rosalba, um agravante: Como ninguém vai dormir competente e acorda incompetente, sobra, então, a justificativa de sua, digamos, “má” vontade com relação à saúde da população mais necessitada do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.