sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cientistas de vários países discutem o futuro da Física Quântica no RN


O Instituto Internacional de Física (IIF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza a partir desta segunda-feira, 18, o workshop Quo Vadis, Física Quântica. 
O evento acontece no auditório do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE), localizado no campus central da UFRN em Natal, até o dia 1º de março.
O encontro reúne cientistas da Alemanha, Brasil, Reino Unido, Áustria, EUA, Espanha, França, Suíça, entre outros. Trata-se do primeiro grande evento de 2013 realizado pelo IIF.
A programação conta com temas como o processamento de informação quântica, simulações quânticas de muitos corpos, gravitação quântica, correlações quânticas, computação quântica, complexidade computacional, além dos efeitos quânticos na biologia, cosmologia e física de partículas. 
O workshop é apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Estão organizando o evento os professores Ernesto Galvão, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Walter Hofstetter, da Goethe-University Frankfurt (Alemanha), Elham Kashefi, da Universidade de Edinburgh (Reino Unido), Paulo Ribeiro e Stephen Walborn, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Philip Walther, da Universidade de Viena (Áustria). 
Mais informações, como a programação e lista de palestrantes, podem ser acessadas pelo endereço site www.iip.ufrn.br através da guia "eventos".
Texto e ilustrfação encaminhados por Erick Lucas de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.