domingo, 15 de novembro de 2015

Papa Francisco confirma presença em culto evangélico

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco vai visitar a Igreja evangélica Luterana de Roma, na tarde deste domingo (15/11), para participar de um culto dominical. Foi o que anunciou o Pastor da comunidade romana, Jens-Martin Kruse.
Além da Comunidade local luterana e dos dois párocos das igrejas católicas de São Camilo e de São Patrício, estarão presentes no encontro com o Papa o decano e o vice-decano da Igreja evangélica Luterana na Itália, respectivamente o Pastor Heiner Bludau e Jakob Betz, como também a presidente do Sínodo Luterano, Christiane Gröben.
A última vez que um Pontífice visitou esta Comunidade Luterana de Roma foi em 14 de março de 2010, quando Bento XVI participou de um culto em alemão. No entanto, o Papa João Paulo II foi o primeiro a visitar esta igreja em 11 de dezembro de 1983, por ocasião dos 500 anos de nascimento do Reformador Martinho Lutero.
A visita que o Papa Francisco fará à Comunidade Luterana da sua Diocese de Roma se realiza dois anos antes do 500° aniversário da Reforma, que será celebrada, em 2017, no mundo inteiro.
Leia um trecho da entrevista que o Pastor Luterano, Jens Martin Kruse, concedeu  à Rádio Vaticano:
“O encontro será dividido em duas partes: primeiro, alguns membros da comunidade manterá um diálogo com o Papa, em forma de pergunta e resposta. Esta é uma coisa maravilhosa, uma verdadeira novidade no caminho ecumênico. Depois, se passará ao culto dominical. A celebração ecumênica prevê uma reflexão sobre o trecho bíblico do Juízo Universal, previsto pelo calendário litúrgico da Igreja Luterana. Trata-se de um belo texto do Evangelho de Mateus, que bem reflete os tempos em que vivemos. O coral da comunidade luterana vai abrilhantar a celebração ecumênica, que se concluirá com o trecho Cristo ressuscitou, de Johann Sebastian Bach, pois o que une os cristãos é precisamente a esperança da ressurreição. Eis o ponto alto do compromisso para a unidade dos cristãos”. (MT)
(from Vatican Radio) Foto: reprodução Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.