quarta-feira, 18 de novembro de 2015

RN lidera casos de microcefalia no Nordeste

A Secretaria de Estado e da Saúde Pública (Sesap) está em vigilância permanente monitorando os casos de microcefalia no Rio Grande do Norte que de agosto pra cá já registrou 47 casos. Em todo o Nordeste este foi o maior registro.
No início da noite de ontem técnicos da Sesap realizaram uma reunião na Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica com a participação do secretário Ricardo Lagreca, onde foram contabilizados os últimos números, que até a tarde dessa terça-feira (17) registrava 39 casos. À noite o número subiu para 47.
Segundo o Ministério da Saúde, o Zika vírus é a ‘principal hipótese’ para aumento de microcefalia no Nordeste. Além do Rio Grande do Norte, também foram registrados 44 casos em Sergipe, 21 na Paraíba, 10 no Piauí, 9 no Ceará e 8 na Bahia. Pernambuco registra o maior número de ocorrências até o momento e tem 268 bebês nascidos com microcefalia em 2015.  

O QUE É
Informa o portal minhavida.com.br/saude/temas/microcefalia:
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.
A microcefalia é caracterizada pelo menor perímetro cefálico dos recém-nascidos, cujo tamanho normal é de 33 centímetros.
Ou seja: em caso de microcefalia, a criança nasce com a cabeça pequena, porque o crãnio é pequeno assim como o cérebro.
Segundo reportagem no Correio Braziliense, o Ministério da Saúde está suspeitando que a eclosão do surto de microcefalia no Nordeste tenha relação com o surgimento do virus "zika".
Mas também pode ser causada por outras infecções virais, rubéola e toxoplasmose, alterações genéticas e consumo de álcool e drogas pela gestante.
De acordo com a reportagem, a microcefalia pode ser diagnosticada ainda durante a gravidez e os comprometimentos causados variam caso a caso, podendo afetar, em diferentes intensidades, as capacidades motoras e psicológicas das crianças.
Pior: "Há também possibilidade de óbito".
Para saber mais, CLIQUE AQUI.
Secretário Ricardo Lagreca em reunião com a equipe no final
da tarde de ontem (Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.