segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Para milhões de pessoas, a paz "é apenas uma miragem", diz o Papa

O Papa Francisco lamentou, hoje, diante dos embaixadores acreditados junto ao Vaticano que a paz seja "apenas uma miragem distante" para milhões de pessoas em diferentes partes do mundo.
- Milhões de pessoas vivem ainda no meio de conflitos insensatos - disse o Sumo Pontífice acrescentando: "Mesmo em lugares outrora considerados seguros, nota-se uma sensação geral de medo".
Francisco fez uma referência expressa ao "terrorismo fundamentalista", taxando-o de "uma loucura homicida" que "abusa do nome de Deus para semear a morte".
Segundo o Papa, "A paz é uma virtude ativa, que requer o empenho e a cooperação de cada indivíduo e do corpo social no seu todo".
Em sua fala, Francisco condenou a ideologia "que se vale dos problemas sociais para fomentar o desprezo e o ódio e que vê o outro como um inimigo a aniquilar".
O Papa também condenou as ideologias que se mascaram como "portadoras de bem para o povo", quando o que, "realmente deixam atrás de si é pobreza, divisões, tensões sociais, sofrimento e, por vezes, também morte".
Francisco reiterou a disposição da Santa Sé em contribuir na promoção doe diálogos entre diferentes, ressaltando:
- A paz é um dom, um desafio e um compromisso. Um dom porque brota do próprio coração de Deus; um desafio porque é um bem que nunca é um dado adquirido mas deve ser continuamente conquistado; um compromisso, porque requer, na sua busca e construção, o trabalho apaixonado de todas as pessoas de boa vontade.
CLIQUE AQUI para ler em português o texto integral do pronunciamento do Papa Francisco aos embaixadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.