O objetivo da visita foi mostrar ao empresariado do Rio Grande do Norte a importância que o Porto Ilha – que, assim como o Porto de Natal, também é administrado pela Codern – tem para o Estado.
Como explica o presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, o Rio Grande do Norte ainda não atentou para a importância que o Porto Ilha tem para o desenvolvimento do Estado. "Esta é uma obra única no mundo e a gente sabe que o próprio RN não tem o conhecimento que deveria ter. Nós queremos que os industriais e empresários tomem conhecimento do Porto Ilha e da importância que ele tem para a economia do Estado do RN", explica o presidente da Companhia.
O Porto Ilha está localizado a 14Km mar à dentro, partindo da costa de Areia Branca, de onde dois barcos conduziram os empresários da Fiern, Sebrae, Codern e profissionais da imprensa.
Duas horas de percurso foram necessárias até se chagar no terminal de Sal (Porto Ilha). Em alto mar, os presentes contemplaram a ilha artificial - obra de engenharia exclusiva no mundo – cujo projeto foi elaborado pela empresa norte-americana Soros Associates Consulting Engineers.
A obra foi inaugurada em 3 de fevereiro de 1970.
Estiveram presentes na visita ao Porto Ilha o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Zeca Melo; o presidente da Associação Comercial do RN, Itamar Manso; o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Lacerda; o empresário e diretor da Fiern, Leônidas de Paula e ainda empresários e líderes de sindicatos no Estado.
Ampliação
Recentemente, o Porto salineiro passou por uma ampliação iniciada em 2009 e finalizada no ano passado. Com a reforma o porto passou a ter maior velocidade de carregamento bem como maior capacidade de escoamento.
A gerente do Terminal Salineiro de Areia Branca, Tássyla Barbosa, explica o que mudou com a ampliação:
"Com a reforma nós passamos a contar com um incremento em torno de 60% da nossa. Além disso, a ampliação da plataforma permite agora que a gente armazene 50% a mais de sal; se antes nós armazenávamos 100 mil toneladas, hoje conseguimos armazenar 150 mil", explica a gerente.
Além dessa potencialização na movimentação do terminal o Porto passa a contar com um cais de 144 metros de comprimento, mais um descarregador de barcaça, um sistema de esteira com a capacidade de movimentar 2,5 mil toneladas/hora e a modernização das instalações administrativas.
A obra fez parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e foi investido o valor de R$ 270 milhões. Essa foi a segunda grande obra estruturante desde a sua construção original; a primeira foi a repotencialização do sistema de atracação de navios, concluída em 2008.
Perspectivas
Durante todo o ano de 2012 o Porto Ilha registrou uma movimentação de 997 mil 296 toneladas de sal. Segundo prevê a gerente Tássyla Barbosa, os números apontam para a superação da movimentação geral de 2012 durante o ano de 2013.
Somente de janeiro a agosto o terminal salineiro de Areia Branca escoou 788.242 toneladas do produto – só em julho agosto foram somados 164 mil.
"Com mais 200 mil toneladas de sal nós superamos a marca do ano passado. A tendência é que a gente supere isso, porque a gente ainda tem aí quatro meses pela frente, o que é tempo suficiente pata batermos essa marca, já que estamos com uma média mensal de mais de 100 mil toneladas/mês. Podemos chegar até 1,2 milhão de toneladas de escoadas pelo Porto".
Texto e fotos encaminhados pela Assessoria de Imprensa da Codern.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.