Agência Câmara Notícias
Deputado Odorico Monteiro (Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados) |
De acordo com o Mapa da Violência divulgado no ano passado, entre os anos 2000 e 2012, o número de casos de suicídio aumentou mais de 30% no Brasil, enquanto o de homicídio cresceu menos de 9%.
O aumento se deu principalmente entre os jovens. Em 2012, na população entre 15 e 29 anos, os suicídios corresponderam a quase 4% das mortes violentas. O percentual é cinco vezes maior que o da população fora dessa faixa etária.
De acordo com o deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), autor do pedido de debate junto com a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), a questão envolve vários problemas de saúde pública. Ele considera necessário examinar as causas desse aumento nos suicídios para a elaboração de políticas públicas voltadas para a prevenção.
"Uma delas é certamente essa grande epidemia do século XXI: a depressão. Nós precisamos entender que não basta só o atendimento na área psicossocial. Precisamos ter apoio e suporte da família, envolvimento da sociedade e do Estado", declarou.
Na Câmara, vários projetos em tramitação procuram facilitar a retirada de conteúdos considerados perigosos da Internet ou responsabilizar criminalmente quem induzir jovens ao suicídio ou à automutilação. Essas propostas modificam principalmente o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) e o Código Penal (Decreto Lei nº 2.848/40) para punir os responsáveis por esse tipo de conteúdo.
A audiência pública sobre a prevenção do suicídio ocorre às 16 horas, no plenário 7. Foram convidados para o debate, representantes do Ministério da Saúde; do Conselho Nacional de Secretários de Saúde; do Centro de Valorização da Vida (CVV), entre outros.
CONVIDADOS:
TEMA
"DEBATER A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO"
Representante do Ministério da Saúde,
Representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde,
Representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Representante do Conselho Nacional de Saúde
Representante do Centro de Valorização da Vida - CVV
CARMITA HELENA NAJJAR ABDO
Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria
ANTONIO GERALDO DA SILVA
Instituto de Psiquiatria
HUMBERTO CORRREA
Presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio
O debate será interativo pelo e-Democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.