terça-feira, 27 de novembro de 2018

8ª sonda não tripulada chega a Marte após viagem de 7 meses



O módulo de aterrissagem InSight Mars da NASA adquiriu essa imagem da área em frente à sonda usando sua Instrument Instrument Camera (ICC) montada no módulo. Esta imagem foi adquirida em 26 de novembro de 2018, Sol 0 da missão InSight, onde o tempo solar médio local para as exposições de imagem era 13:34:21. Cada imagem ICC tem um campo de visão de 124 x 124 graus. Créditos: NASA / JPL-CalTech                           

TEXTO E ILUSTRAÇÕES
REPRODUZIDOS DO PORTAL DA NASA

A nave não tripulada da NASA "InSight Mars" pousou com sucesso no Planeta Vermelho, no final da tarde de ontem, pelo horário de Brasilia, depois de uma viagem de quase sete meses, 300 milhões de milhas (458 milhões de quilômetros) da Terra. 

A missão de dois anos da InSight será estudar o interior profundo de Marte para aprender como todos os corpos celestes com superfícies rochosas, incluindo a Terra e a Lua, se  formam . 

O InSight foi lançado da Base Aérea de Vandenberg na Califórnia em 5 de maio. O Lander aterrissou na segunda-feira, 26 de novembro, perto do equador de Marte no lado oeste de uma planície lisa chamada Elysium Planitia, com um sinal afirmando uma seqüência completa de pouso. aproximadamente no meio-dia PST (3 pm EST). 

"Hoje, aterrissamos com sucesso em Marte pela oitava vez na história humana", disse Jim Bridenstine, administrador da NASA. "O InSight estudará o interior de Marte e nos ensinará ciência valiosa enquanto nos preparamos para enviar astronautas à Lua e depois Essa conquista representa a engenhosidade da América e nossos parceiros internacionais e serve como um testemunho da dedicação e perseverança de nossa equipe. O melhor da NASA ainda está por vir, e está chegando em breve. ”

O sinal de aterrissagem foi enviado ao Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, por um dos dois pequenos CubeSats experimentais da NASC, o Mars Cube One (MarCO), que foi lançado no mesmo foguete que o InSight e seguiu a sonda até Marte. Eles são os primeiros CubeSats enviados para o espaço profundo. Depois de realizar com sucesso uma série de comunicações e experiências de navegação em vôo, as MarCOs gêmeas foram posicionadas para receber transmissões durante a entrada, descida e aterrissagem da InSight.

De rápido a lento

"Nós atingimos a atmosfera marciana a 19.800 quilômetros por hora, e toda a seqüência de tocar na superfície levou apenas seis minutos e meio", disse o gerente do projeto InSight, Tom Hoffman, do JPL. "Durante esse curto espaço de tempo, a InSight teve que executar autonomamente dezenas de operações e fazê-las sem falhas - e, por todas as indicações, é exatamente o que nossa espaçonave fez."  

A confirmação de um touchdown bem sucedido não é o fim dos desafios de aterrissar no Planeta Vermelho. A fase de operações de superfície da InSight começou um minuto após o pouso. Uma de suas primeiras tarefas é implantar seus dois painéis solares decagonais, que fornecerão energia. Esse processo começa 16 minutos após o pouso e leva outros 16 minutos para ser concluído. 

A equipe da InSight espera uma confirmação posterior na segunda-feira de que os painéis solares da espaçonave foram implantados com sucesso. A verificação virá da sonda Odyssey da NASA, atualmente em órbita de Marte. Espera-se que esse sinal chegue ao controle de missão da InSight no JPL cerca de cinco horas e meia após o pouso.

"Somos movidos a energia solar, por isso, obter as matrizes e operá-las é um grande negócio", disse Hoffman. "Com as matrizes fornecendo a energia que precisamos para iniciar as operações científicas legais, estamos bem em nosso caminho para investigar minuciosamente o que está dentro de Marte pela primeira vez." 

O InSight começará a coletar dados científicos na primeira semana após o desembarque, embora as equipes se concentrem principalmente em preparar os instrumentos da InSight no solo marciano. Pelo menos dois dias após o pouso, a equipe de engenharia começará a implantar o braço robótico da InSight de 5,9 pés de comprimento (1,8 metros de comprimento) para tirar fotos da paisagem. 

"O pouso foi emocionante, mas estou ansioso para a perfuração", disse o investigador principal da InSight, Bruce Banerdt, do JPL. "Quando as primeiras imagens chegarem, nossas equipes de engenharia e ciências começarão a planejar onde implantar nossos instrumentos científicos. Dentro de dois ou três meses, o braço implantará os principais instrumentos científicos da missão, o  Experimento Sísmico para o Interior. Structure  (SEIS) e  Heat Flow e Physical Properties Package  (HP 3 ). "

O InSight funcionará na superfície por um ano marciano, mais 40 dias marcianos, ou soles, até 24 de novembro de 2020. Os objetivos da missão dos dois pequenos MarCOs que transmitiram a telemetria da InSight foram completados após o sobrevôo marciano.

"Esse é um salto gigantesco para nossos intrépidos exploradores robóticos do tamanho de pastas", disse Joel Krajewski, gerente de projetos do MarCO no JPL. "Acho que o CubeSats tem um grande futuro além da órbita da Terra, e a equipe da MarCO está feliz em rastrear o caminho."

Com o pouso da InSight no Elysium Planitia, a NASA conseguiu aterrissar com sucesso um veículo no Planeta Vermelho oito vezes. 

"Todo pouso em Marte é intimidador, mas agora com o InSight em segurança na superfície, conseguimos fazer um tipo único de ciência em Marte", disse o diretor do JPL, Michael Watkins. "O MarCO CubeSats experimental também abriu uma nova porta para espaçonaves planetárias menores. O sucesso dessas duas missões únicas é um tributo às centenas de engenheiros e cientistas talentosos que colocaram sua genialidade e trabalho em fazer deste um grande dia."

O JPL gerencia o InSight para o Diretório de Missões Científicas da NASA. O InSight faz parte do Discovery Group da NASA, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da agência em Huntsville, Alabama. Os MarCO CubeSats foram construídos e gerenciados pelo JPL. A Lockheed Martin Space, em Denver, construiu a espaçonave InSight, incluindo seu estágio de cruzeiro e aterrissagem, e suporta operações de espaçonaves para a missão.

Vários parceiros europeus, incluindo o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), apóiam a missão InSight. O CNES, e o Instituto de Física do Globo de Paris (IPGP), forneceram o instrumento SEIS, com contribuições significativas do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar (MPS) na Alemanha, Instituto Suíço de Tecnologia (ETH) na Suíça, Imperial College e Oxford University no Reino Unido, e JPL. DLR forneceu o instrumento HP3, com contribuições significativas do Centro de Pesquisa Espacial (CBK) da Academia Polonesa de Ciências e Astronika na Polônia. O Centro de Astrobiología (CAB) da Espanha forneceu os sensores de vento.

Para mais informações sobre o InSight, visite:

https://www.nasa.gov/insight/

Para mais informações sobre a MarCO, visite:

https://www.jpl.nasa.gov/cubesat/missions/marco.php

Para mais informações sobre as missões da NASA em Marte, acesse:

https://www.nasa.gov/mars


Os membros da equipe da Mars InSight, Kris Bruvold, à esquerda, e Sandy Krasner reagem após receberem a confirmação de que a sonda Mars InSight aterrissou com sucesso na superfície de Marte, segunda-feira, 26 de novembro de 2018 dentro da Área de Suporte à Missão do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena. Califórnia.
Créditos: NASA / Bill Ingalls.
ls

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.