terça-feira, 24 de julho de 2012

Consumo de energia em irrigação no RN cresceu 134% no 1º semestre


A COSERN distribuiu nota via email informando sobre o desempenho alcançado no primeiro semestre deste ano. O crescimento médio foi de 7,2%, com destaque para o setor rural, onde o crescimento foi de 52,1%, aí destacando-se a irrigação com um incremento de 134%.
Na íntegra, a nota da Cosern é a seguinte:
"Levantamento realizado pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) mostra que o consumo de energia elétrica no estado, no primeiro semestre deste ano, cresceu 7,2% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. 
O acréscimo foi impactado, principalmente, pela ocorrência de poucas chuvas e pelas altas temperaturas verificadas no período, que aumentaram a necessidade do uso de energia elétrica para a irrigação da lavoura e da utilização de aparelhos de ar condicionado nas residências.
A classe rural foi a que apresentou o maior percentual de crescimento do semestre, com expressivo aumento de 52,1% em comparação com os mesmos seis meses do ano anterior, com destaque para a irrigação, cujo consumo cresceu cerca de 134%.
Outros setores também tiveram parcela de contribuição para o aumento do índice acumulado do semestre, comparado ao mesmo período do ano passado, tais como o poder público, que cresceu 9,1%, o serviço público, que aumentou 8,0% e o residencial, que apresentou acréscimo de 7,7%.
Indústria - a indústria foi a única classe de consumo que registrou queda no período compreendido entre janeiro e junho de 2012, em relação aos mesmos meses de 2011. A variação negativa foi de 1,1%. O índice foi bastante impactado pelo desempenho do setor têxtil, que apresentou queda de 33,8%. 
O setor de extração de petróleo teve um discreto aumento de 0,9%. Esses dois setores representam juntos cerca de 70% do consumo da classe industrial.
Apesar disso, houve crescimento de consumo no setor de cimento/cerâmica (51,2%), extração de sal (42,8%) e alimentos (14,2%).
Destaques no interiorAlgumas regiões do interior do estado destacaram-se no crescimento do consumo de energia elétrica no primeiro semestre de 2012. A região oeste, por exemplo, apresentou um crescimento de 19,1% neste primeiro semestre, com destaque para a cidade de Mossoró, cujo consumo de energia aumentou 10,8%. O município de Baraúna apresentou significativo crescimento de 212% em função da instalação de uma nova fábrica de cimento.
No agreste potiguar o crescimento acumulado no período foi 10,6% e na região central o acréscimo foi de 7,7%.


CLASSE DE CONSUMO
Comparativo do 1º semestre 2012 com 2011
Rural
52,1%
Poder Público
9,1%
Serviço Público
7,9%
Residencial
7,7%
Comercial
5,8%
Iluminação Pública
2,8%
Industrial
- 1,1%
Consumo Próprio
10,3%



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.