quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Seminário África-Brasil na UFRN discute a religião dos Orixás no mundo

O crescimento da intolerância religiosa no mundo inteiro tem fortalecido o debate sobre a religião africana no espaço acadêmico em vários países. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte sedia de 22 a 24 de novembro de 2016 o “Seminário Internacional África-Brasil: cultura, fluxos e cidadania” para discutir a Religião dos Orixás. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos em Culturas Populares do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN. Na mesa de abertura, dia 22/11, a pesquisadora francesa da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS, Stefania Capone, falará sobre “A Globalização da Religião dos Orishas”, a partir das 19 horas no Auditório do CCHLA.
Além da África e do Brasil, as pesquisas científicas sobre a religião dos Orixás estão espalhadas no mundo. Durante o Seminário Internacional vão ser apresentados estudos sobre a religião africana em Cuba - “Memória e resistência: notas etnográficas sobre Tumbas Afro-Cubanas” - e na Colômbia - “Religiões afro-cubanas na Colômbia. O caso do Ilé Ogún e Yemayá na cidade de Bogotá”. 
A programação do evento contará com mesas de debates no período da manhã (9 hs) e à noite (19 hs). No último dia, 24 de novembro, a professora Lisabete Coradini (Departamento de Antropologia da UFRN) apresentará um filme produzido entre Brasil e Angola, às 19 horas, encerrando o ciclo de discussões do Seminário Internacional.

STEFANIA CAPONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.