terça-feira, 12 de agosto de 2014

Parteiras tradicionais recebem capacitação em São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira (11) o treinamento com as parteiras tradicionais do município. A capacitação acontece no Polo Universitário Dr. Ruy Pereira (UAB), por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, dentro do Programa Rede Cegonha. O prefeito Jaime Calado prestigiou a abertura ao lado do secretário de Saúde, Jalmir Simões, técnicos de saúde, médicos, servidores da saúde municipal, além dos secretários Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Ledson França (Comunicação), Gilmar Cardoso (adjunto do Gabinete Civil) e Hiram Campos (adjunto da Comunicação).
O objetivo do projeto é reduzir a mortalidade infantil e materna, fazendo com que as parteiras sejam parceiras da atenção básica à saúde, atuando nas comunidades, e desenvolvendo ações para resgatar, valorizar, apoiar, qualificar e articular o seu trabalho ao Sistema Único da Saúde (SUS). Em São Gonçalo, 25 parteiras estão participando da capacitação e ao final das oficinas vão receber kits completos com instrumentos para facilitar o trabalho.
“Desde os anos oitenta que realizo partos aqui no município, inclusive, o da minha neta que participei ativamente. A realização desse curso é importante para que a gente possa se aperfeiçoar e ajudar ainda mais as pessoas que por um motivo ou outro possui alguma dificuldade em chegar ao hospital” disse Francisca Canindé Costa parteira da comunidade de Santo Antônio do Potengi.
O prefeito Jaime Calado falou da importância desse trabalho de valorização do saber popular. “Eu e meus irmãos nascemos através de parteiras e acho que tem uns aspectos delas que o Brasil vai levar muitos anos para chegar lá. A parteira, normalmente, mora perto e conhece a família e o pessoal, tem respeito pela pessoa e faz aquilo com amor e isso o diploma não dá. Parabenizo todos os encarregados neste processo por resgatar o respeito às parteiras e a vocês que estão participando do curso para melhorar e continuar esse belo trabalho” finalizou.
Texto (de Marília Costa) e fotos (de Isaías Carlos) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.