quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Felipe Maia preside reunião da bancada com vereadores do RN

Revisão do pacto federativo, distribuição e redução do preço do milho da Conab e o andamento das obras da transposição do Rio São Francisco foram itens que integraram a pauta da reunião dos vereadores do Rio Grande do Norte com a bancada do estado, nesta quarta-feira (19), em Brasília.
Os vereadores apresentaram sugestões de melhorias para o RN e sinalizaram a intenção de promover encontros periódicos com a bancada federal a fim de indicar propostas de desenvolvimento para o estado e contribuir com a indicação de emendas parlamentares aos municípios.
O coordenador da bancada, deputado federal Felipe Maia (DEM), destacou a união dos vereadores do estado que pela primeira vez, por meio da União dos Vereadores do RN (Uvern), promovem um encontro com a bancada federal. 

“O vereador tem um contato mais próximo com a população e pode trazer as necessidades e as demandas pontuais do seu município. E da mesma forma que os vereadores estão unidos, a bancada também está e vai se empenhar no limite máximo para buscar soluções e promover melhorias para o RN”, disse.
Felipe Maia ainda avaliou que os vereadores assistem a penúria dos municípios que sofrem com a falta de repasses federais em virtude de mais de 60% da arrecadação se concentrar nas mãos da União. 
“Hoje temos um pacto federativo injusto e falido, mas que a Câmara dos Deputados já trabalha para corrigir essa incoerência de verbas e criou uma Comissão Especial para votar mudanças legislativas para equilibrar a partilha de recursos entre os entes federados e ampliar a distribuição de repasses para estados e municípios”, disse o deputado.
Mais de 50 vereadores, que estão em Brasília para participar da “Marcha dos Vereadores 2015”, estiveram na audiência. 
Também participaram o senador José Agripino (DEM) e os deputados federais Antônio Jácome (PMN), Beto Rosado (PP), Fábio Faria (PSD), Rogério Marinho (PSDB), Rafael Motta (PROS) e Walter Alves (PMDB). Os demais integrantes da bancada que não estiveram presentes mandaram representantes.

Rogério critica o governo Dilma

O deputado Rogério Marinho (PSDB) aproveitou a oportunidade para convocar os vereadores potiguares a ajudar na reconstrução do Brasil, diante do “desgoverno do PT”.
Lembrou que o desempenho econômico do governo Dilma Rousseff é um dos piores da história do país, o que causa influência direta na vida financeira das cidades brasileiras. 
“O governo perdeu várias oportunidades nos últimos anos, não fez o dever de casa quando deveria. Hoje tem mais de 113 mil cargos comissionados, 39 ministérios”, disse o parlamentar.
Ainda de acordo com o tucano, o governo do PT custeia e aparelha organizações não governamentais que consomem milhões de reais dos cofres da nação, “inclusive o MST”. 
Rogério também destacou os gastos do país para a realização da passeata das margaridas, ato de apoio de mulheres ligadas a movimentos sociais ao governo Dilma Rousseff. “Um verdadeiro escárnio com a situação com que o país vem passando”, disse.

Gestões de Beto Rosado

O deputado Beto Rosado fez um relato das gestões que vem desenvolvendo em favor do estado e seus municípios, ressaltando:
“O Ministério da Integração tem garantido os recursos para as barragens e o abastecimento por carro-pipa. Também é bom o andamento das obras da transposição, que futuramente, poderão ser utilizadas para irrigação na Chapada do Apodi, apesar da prioridade ser o consumo humano. Já o contingenciamento das emendas para os municípios e dos recursos para obras importantes, como as estradas do cajueiro e da castanha, tem nos deixado de mãos atadas”, detalhou o deputado Beto Rosado.

Rafael diz que está à disposição

Na sua fala no encontro, Rafael Motta afirmou que a bancada do RN está à disposição para atender os pleitos dos vereadores. 
"O vereador é o agente político que está mais próximo da população, e claro que estamos aqui para atender os pleitos que chegam a Brasília. Vamos sim lutar pela votação de um novo Pacto Federativo e pela liberação de recursos para o Rio Grande do Norte", disse o deputado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.